Aula sobre Carta Do Leitor

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A carta do leitor é uma produção textual cujo objetivo é expressar opiniões e ideias sobre algum assunto, que pode ser uma notícia, artigo ou outra carta publicada em um jornal, ou revista. É um importante veículo de comunicação entre os leitores e a mídia. Para esta aula, os alunos irão trabalhar com a metodologia da Sala de Aula Invertida, na qual eles serão responsáveis por criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A carta do leitor é uma produção textual cujo objetivo é expressar opiniões e ideias sobre algum assunto, que pode ser uma notícia, artigo ou outra carta publicada em um jornal, ou revista. É um importante veículo de comunicação entre os leitores e a mídia. Para esta aula, os alunos irão trabalhar com a metodologia da Sala de Aula Invertida, na qual eles serão responsáveis por criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Aquecimento

    Inicie a aula perguntando aos alunos se eles já leram alguma carta do leitor antes, se sim, se recordam sobre o que era a carta. Se não, explique o que é uma carta do leitor e sua importância.

  3. Etapa 3 - Apresentação da metodologia

    Explique a metodologia da Sala de Aula Invertida e apresente um exemplo de mapa conceitual para que os alunos possam entender o que será solicitado.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa conceitual

    Divida a turma em grupos e peça que cada grupo escolha um tema para trabalhar (por exemplo, violência nas escolas, saúde pública, meio ambiente, entre outros). Os alunos devem criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 tópicos, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias principais e as sub-ideias.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, abra um debate com a turma sobre a importância da carta do leitor e como ela pode ser usada para expressar opiniões e ideias.

  7. Etapa 7 - Produção textual

    Peça aos alunos que escolham uma das sub-ideias do mapa conceitual e escrevam uma carta do leitor sobre o assunto escolhido.

  8. Etapa 8 - Socialização das cartas

    Os alunos devem trocar as cartas escritas em sala e comentar as opiniões e ideias expressas por seus colegas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos em textos argumentativos.
  • Estimular o espírito crítico e reflexivo dos alunos.
  • Promover a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Compreensão e aplicação da metodologia da Sala de Aula Invertida.
  • Qualidade do mapa conceitual produzido pelos alunos.
  • Coerência e clareza na produção textual da carta do leitor.
  • Participação e engajamento dos alunos nas atividades propostas.
  • Capacidade de argumentação e expressão de ideias.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual e na produção textual da carta do leitor.
  • Proporcionar um ambiente de debate e discussão sobre os assuntos escolhidos pelos alunos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Fornecer feedbacks construtivos aos alunos durante o processo de aprendizagem.
  • Acompanhar o desenvolvimento e o progresso dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa conceitual e na produção textual da carta do leitor.
  • Expressar opiniões e ideias de forma clara e coerente.
  • Participar dos debates e discussões em grupo.
  • Respeitar as opiniões e ideias de seus colegas.
  • Buscar o desenvolvimento de suas habilidades de argumentação e expressão de ideias.