Aula sobre Cartum

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Inicia a aula dizendo que o cartum é uma forma de arte que utiliza desenhos humorísticos para retratar uma crítica ou opinião sobre temas variados. Ele pode ser encontrado em jornais, revistas e até mesmo na internet. Por meio de um cartum, é possível transmitir uma mensagem de forma clara e objetiva que desperta a atenção do leitor.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o conceito de cartum, suas características e como ele é utilizado para transmitir uma mensagem.

  2. Etapa 2 - Formação de grupos

    Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  3. Etapa 3 - Definição do problema

    Cada grupo deverá escolher um tema para trabalhar e criar uma frase que represente o problema relacionado a esse tema, como corrupção, vício em redes sociais etc.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Os alunos deverão criar alternativas para resolver o problema escolhido para fazer um cartum que transmita a mensagem desejada.

  5. Etapa 5 - Solução

    Cada grupo deverá escolher a melhor alternativa e transformá-la em um cartum.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os grupos deverão apresentar seus cartuns para a turma e fazer uma breve explicação sobre a mensagem transmitida.

  7. Etapa 7 - Diário de Bordo

    Cada grupo deverá criar um diário de bordo contendo os campos “Problema”, “Geração de Alternativas” e “Solução”.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de analisar e interpretar textos de opinião;
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo;
  • Desenvolver a habilidade de transmitir ideias de forma clara e objetiva por meio de desenhos.

Critérios de avaliação

  • Coerência da mensagem transmitida pelo cartum;
  • Criatividade na escolha do tema e na forma de transmitir a mensagem;
  • Participação e envolvimento do grupo na atividade.

Ações do professor

  • Apresentar claramente o conceito de cartum e suas características;
  • Orientar os grupos na escolha do tema e na criação do cartum;
  • Estimular a discussão e o debate sobre as mensagens transmitidas pelos cartuns.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo na escolha do tema e na criação do cartum;
  • Participar ativamente das discussões e debates sobre as mensagens transmitidas pelos cartuns;
  • Apresentar o cartum de forma clara e objetiva para a turma.