Aula sobre Cartum
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
Inicia a aula dizendo que o cartum é uma forma de arte que utiliza desenhos humorísticos para retratar uma crítica ou opinião sobre temas variados. Ele pode ser encontrado em jornais, revistas e até mesmo na internet. Por meio de um cartum, é possível transmitir uma mensagem de forma clara e objetiva que desperta a atenção do leitor.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o conceito de cartum, suas características e como ele é utilizado para transmitir uma mensagem.Etapa 2 - Formação de grupos
Divida a turma em grupos de até 5 alunos.Etapa 3 - Definição do problema
Cada grupo deverá escolher um tema para trabalhar e criar uma frase que represente o problema relacionado a esse tema, como corrupção, vício em redes sociais etc.Etapa 4 - Geração de alternativas
Os alunos deverão criar alternativas para resolver o problema escolhido para fazer um cartum que transmita a mensagem desejada.Etapa 5 - Solução
Cada grupo deverá escolher a melhor alternativa e transformá-la em um cartum.Etapa 6 - Apresentação
Os grupos deverão apresentar seus cartuns para a turma e fazer uma breve explicação sobre a mensagem transmitida.Etapa 7 - Diário de Bordo
Cada grupo deverá criar um diário de bordo contendo os campos “Problema”, “Geração de Alternativas” e “Solução”.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de analisar e interpretar textos de opinião;
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo;
- Desenvolver a habilidade de transmitir ideias de forma clara e objetiva por meio de desenhos.
Critérios de avaliação
- Coerência da mensagem transmitida pelo cartum;
- Criatividade na escolha do tema e na forma de transmitir a mensagem;
- Participação e envolvimento do grupo na atividade.
Ações do professor
- Apresentar claramente o conceito de cartum e suas características;
- Orientar os grupos na escolha do tema e na criação do cartum;
- Estimular a discussão e o debate sobre as mensagens transmitidas pelos cartuns.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo na escolha do tema e na criação do cartum;
- Participar ativamente das discussões e debates sobre as mensagens transmitidas pelos cartuns;
- Apresentar o cartum de forma clara e objetiva para a turma.