Aula sobre Cartum

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Inicie a aula dizendo que o cartum é uma forma de arte que utiliza humor e sátira para criticar temas da atualidade e é uma linguagem visual cujo objetivo é fazer com que as pessoas pensem e reflitam sobre assuntos relevantes.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e divisão dos grupos

    Apresente o tema da aula e divida a turma em grupos de até cinco alunos. Cada grupo deverá escolher um tema relevante para a criação de um cartum.

  2. Etapa 2 - Análise de cartuns

    Cada grupo deverá analisar pelo menos três cartuns diferentes, identificando o tema, a mensagem e a técnica utilizada pelo cartunista.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares

    Cada grupo deverá criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. As notas deverão ser preenchidas em uma escala de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Criação dos cartuns

    Cada grupo deverá criar um cartum com crítica social utilizando o tema escolhido. O cartum deverá ter no máximo quatro quadros e ser produzido apenas com recursos analógicos, como papel, lápis e canetas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos cartuns

    Cada grupo deverá apresentar seu cartum para a turma, explicando a mensagem e a crítica social abordada.

  6. Etapa 6 - Avaliação por pares

    Cada grupo deverá avaliar o trabalho dos outros grupos utilizando o template criado na etapa 3.

  7. Etapa 7 - Discussão e reflexão

    Conduza uma discussão sobre os temas abordados pelos cartuns e faça uma reflexão sobre as críticas sociais apresentadas pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica de textos visuais;
  • Criar um senso crítico em relação aos temas abordados pelos cartuns;
  • Desenvolver a criatividade e a expressão artística dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos e críticas sociais no cartum;
  • Apresentação e comunicação do cartum;
  • Desempenho geral do grupo na atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e dividir a turma em grupos;
  • Orientar a análise dos cartuns pelos grupos;
  • Conduzir a discussão e a reflexão sobre os temas abordados pelos cartuns.

Ações do aluno

  • Escolher um tema relevante para a criação do cartum;
  • Analisar pelo menos três cartuns diferentes;
  • Criar um template de avaliação por pares;
  • Criar um cartum com crítica social;
  • Avaliar o trabalho dos outros grupos utilizando o template criado.