Aula sobre Cartum

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Inicie a aula dizendo que cartum é uma forma de arte visual que utiliza desenhos humorísticos para transmitir mensagens e críticas sobre temas sociais, políticos, culturais etc. de forma criativa e divertida.

  1. Etapa 1 - Sensibilização

    Apresente aos alunos diferentes exemplos de cartuns, explicando como eles são usados para transmitir mensagens e as características da linguagem utilizada. Para isso, você poderá recorrer a recortes de jornais e revistas ou imprimir os cartuns previamente.

  2. Etapa 2 - Apresentação da Dinâmica dos 3 Qs

    Explique aos alunos a proposta da Dinâmica dos 3 Qs, que consiste em avaliar a atividade realizada através dos campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal". O objetivo é que os alunos possam refletir sobre o que foi positivo, o que poderia ser melhorado e o que ainda precisa ser trabalhado na atividade.

  3. Etapa 3 - Criação do Template

    Os alunos deverão criar o template da Dinâmica dos 3 Qs em folhas de papel sulfite, utilizando canetas coloridas e outros materiais disponíveis em sala de aula. Oriente os alunos na criação do layout e na organização dos campos.

  4. Etapa 4 - Elaboração do Cartum

    Os alunos deverão elaborar seus próprios cartuns, utilizando as técnicas e linguagem apresentadas na Etapa 1. O tema pode ser livre ou definido por você, dependendo do objetivo da atividade.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos Cartuns

    Os alunos deverão apresentar seus cartuns para a turma, explicando a mensagem que desejam transmitir através da imagem. Incentive a participação de todos os alunos e promova um ambiente de respeito e de valorização das diferentes opiniões.

  6. Etapa 6 - Avaliação da Atividade

    Os alunos deverão utilizar o template da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade realizada e compartilhar seus pontos de vista com a turma. Oriente-os na reflexão sobre os resultados e na identificação de pontos de melhoria para atividades futuras.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Realize uma breve reflexão sobre a atividade, destacando os pontos positivos e as aprendizagens adquiridas pelos alunos. Além disso, indique materiais complementares para que eles possam continuar explorando a linguagem do cartum e suas possibilidades.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de análise crítica de textos de opinião;
  • Estímulo à criatividade e à expressão de ideias;
  • Promoção do trabalho em equipe e da valorização das diferentes opiniões.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada das técnicas e linguagem do cartum;
  • Mensagem clara e objetiva transmitida pelo cartum;
  • Participação ativa na Dinâmica dos 3 Qs e reflexão crítica sobre a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos de cartuns e explicar a linguagem utilizada;
  • Orientar os alunos na criação do template da Dinâmica dos 3 Qs;
  • Incentivar a participação ativa dos alunos e promover um ambiente de respeito às diferentes opiniões;
  • Orientar os alunos na reflexão crítica sobre a atividade realizada;
  • Indicar materiais complementares para que os alunos possam continuar explorando a linguagem do cartum.

Ações do aluno

  • Criar o template da Dinâmica dos 3 Qs;
  • Elaborar um cartum com base na linguagem e nas técnicas apresentadas;
  • Apresentar o cartum e explicar a mensagem transmitida;
  • Avaliar a atividade utilizando o template da Dinâmica dos 3 Qs;
  • Participar ativamente das discussões e reflexões propostas pelo professor.