Aula sobre Cartum

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A aula sobre cartum tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em analisar textos de opinião de forma crítica e fundamentada, além de trabalhar com a linguagem visual e humorística.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema para os alunos e faça uma breve apresentação sobre a gamificação e como ela pode ser aplicada nas aulas de Português.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explique que cada grupo deverá criar um mapa de registro contendo as seguintes informações: nome do jogo, objetivo do jogo, desafios do jogo, níveis, esquema de recompensas, informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso.

  3. Etapa 3 - Desenvolvimento da atividade

    Os grupos deverão desenvolver o mapa de registro do jogo utilizando apenas recursos analógicos, como papel, lápis de cor, canetas etc. Oriente e tire dúvidas dos grupos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo deverá apresentar seu jogo para a turma, explicando as informações do mapa de registro e demonstrando o jogo na prática.

  5. Etapa 5 - Feedback e fechamento

    Dê um feedback para cada grupo apontando os pontos positivos e os pontos que precisam ser melhorados. Em seguida, faça um fechamento da atividade, ressaltando a importância do trabalho em grupo e da análise crítica de textos de opinião.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar textos de opinião de forma crítica e fundamentada;
  • Trabalhar com a linguagem visual e humorística;
  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo e criatividade.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na elaboração do jogo;
  • Clareza na apresentação das informações do mapa de registro;
  • Utilização da linguagem visual e humorística;
  • Coerência entre as informações do mapa e a apresentação do jogo;
  • Trabalho em grupo.

Ações do professor

  • Explicar o tema e a metodologia ativa Gamificação;
  • Orientar os grupos durante o desenvolvimento da atividade;
  • Avaliar os jogos dos alunos e dar feedback.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo;
  • Desenvolver o mapa de registro do jogo utilizando recursos analógicos;
  • Apresentar o jogo para a turma.