Aula sobre Caso Genitivo E Meu E Seu Ou E Nosso

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O caso genitivo, também conhecido como "'s", é uma regra gramatical muito utilizada no inglês. É utilizado para indicar posse ou relação entre duas coisas. Por exemplo: "This is Sarah's book" (Este é o livro da Sarah). Na vida cotidiana, essa regra é bastante comum em placas que indicam a propriedade de objetos ou estabelecimentos, como "Julia's Café" ou "Mark's Gym".

Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa Cultura Maker para tornar o aprendizado sobre o caso genitivo mais envolvente e didático. Os alunos vão criar um fanzine com uma história que tenha diferentes usos do genitivo.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula contextualizando o assunto e explicando a sua aplicabilidade no dia a dia. Serão apresentados exemplos de placas e frases com uso do caso genitivo.

  2. Etapa 2 - Explicação teórica

    Explique as regras do caso genitivo, quando ele deve ser usado e as exceções. Será incentivado o compartilhamento de dúvidas e questões a respeito do assunto. Em seguida, apresente uma série de frases curtas que contenham o caso genitivo para serem analisadas em conjunto com os alunos. Os alunos vão anotar as frases e sublinhar o caso genitivo em cada uma delas.

  3. Etapa 3 - Criando o fanzine

    Você pode apresentar à turma exemplos de fanzine e explicar como vai funcionar a dinâmica. Divida os alunos em grupos de até 5 alunos e os oriente a utilizar a criatividade. Peça que eles criem um fanzine o mais inédito e útil possível sobre o uso do caso genitivo em inglês.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos fanzines

    Ao final da atividade, cada grupo irá apresentar seu fanzine ao restante da turma, compartilhando as ideias que surgiram durante a criação do material.

  5. Etapa 5 - Fechamento

    O professor deverá fazer uma revisão do que foi aprendido em sala de aula, destacando os pontos principais da aula. Utilize a Escala de Likert para avaliar não apenas o conteúdo trabalhado como também a avaliação da aula no geral. Serão disponíveis os fanzines criados pelos alunos em um espaço comum da sala para consulta futura.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Descrever relações por meio do uso de apóstrofo (’) + s."
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de fanzines.
  • Incentivar o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Correção gramatical do uso do caso genitivo.
  • Originalidade e criatividade na criação dos fanzines.
  • Participação e engajamento dos alunos durante a aula.

Ações do professor

  • Contextualizar o assunto de forma clara e objetiva.
  • Propor atividades e exemplos que envolvam os alunos e os façam refletir sobre o tema.
  • Estimular a participação e a criação de ideias dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula e das atividades propostas.
  • Colaborar com os colegas na criação dos fanzines.
  • Demonstrar entendimento e aplicação correta do caso genitivo nas frases criadas.