Aula sobre Caso Genitivo E Meu E Seu Ou E Nosso

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O uso do caso genitivo ('s) é uma regra gramatical importante do idioma inglês que pode ser encontrada em diversas situações do cotidiano, como no uso de nomes de empresas, de propriedades pessoais, entre outras. Nesta atividade, vamos trabalhar a habilidade dos alunos em descrever relações utilizando o "'s" (apóstrofo + s), por meio da metodologia ativa Design Sprint. Serão criados modelos de Design Sprint utilizando as cinco etapas que serão apresentadas durante a aula.

  1. Etapa 1 - - Aquecimento

    Comece a aula perguntando aos alunos se eles conhecem o que é o caso genitivo ('s) e suas aplicações no cotidiano, explicando em seguida. Para que o conceito fique mais claro, será solicitado que os alunos tragam exemplos de frases relacionadas ao tema para serem utilizados durante a aula.

  2. Etapa 2 - Entender

    Nessa etapa, apresente aos alunos exemplos mais detalhados sobre o uso do caso genitivo ('s), como, por exemplo, "It's my book" (É meu livro), "That's their car" (É o carro deles) e "This is John's shirt" (Essa é a camisa de John). O objetivo é que os alunos compreendam como a regra é aplicada e em que situações ela é utilizada.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    No momento de esboçar, o professor irá propor que os alunos criem frases utilizando o caso genitivo ('s), partindo dos exemplos apresentados anteriormente, e após isso, construir histórias criativas utilizando as frases criadas. Essa etapa pretende desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar a regra em diferentes contextos.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Nessa etapa, os alunos deverão escolher entre as histórias criadas, qual será a história que irão trabalhar em grupo. Cada grupo terá a tarefa de escrever uma versão mais detalhada da história escolhida, utilizando o caso genitivo ('s) corretamente.

  5. Etapa 5 - Prototipar e Testar

    Os grupos devem prototipar suas histórias em uma forma de apresentação que possa ser compartilhada com toda a turma, como um slide show ou um role-play, por exemplo. Após a prototipagem, cada grupo fará uma apresentação da sua história para a turma, utilizando o caso genitivo ('s) corretamente. Os colegas de sala também poderão fazer perguntas e sugestões sobre cada história.

  6. Etapa 6 - Finalização

    Faça uma revisão dos conceitos abordados durante a aula, ressaltando a importância do caso genitivo ('s) no idioma inglês e como ele pode ser aplicado no cotidiano. Os alunos também devem registrar em seus cadernos as histórias criadas durante a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar a regra do caso genitivo ('s) corretamente em diferentes contextos;
  • Estimular o trabalho em grupo e a criatividade dos alunos;
  • Utilizar a metodologia ativa Design Sprint para incentivar a participação ativa dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Aplicação correta da regra do caso genitivo ('s);
  • Criatividade e o nível de detalhamento das histórias criadas;
  • Participação e engajamento dos alunos durante as atividades propostas.

Ações do professor

  • Explicar claramente o conceito e a aplicabilidade do caso genitivo ('s);
  • Propor atividades dinâmicas e criativas para engajar os alunos;
  • Orientar e acompanhar o desenvolvimento das atividades em grupo;
  • Proporcionar feedback construtivo aos alunos;
  • Estimular a participação ativa de todos os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Criar frases e histórias criativas utilizando o caso genitivo ('s);
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas;
  • Apresentar a história criada utilizando o caso genitivo ('s) corretamente;
  • Registrar as atividades em seus cadernos.