Aula sobre Caso Genitivo E Meu E Seu Ou E Nosso

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta atividade, vamos aprender sobre o Caso Genitivo ('s). O Caso Genitivo é usado para expressar relações, propriedade ou posse. Por exemplo, "o cachorro do meu vizinho" pode ser escrito como "my neighbor's dog" em inglês. O 's é adicionado ao final do possuidor do objeto para mostrar a relação. O Caso Genitivo é muito comum em inglês e é usado em diversos contextos, desde falar sobre nossa família e animais de estimação até expressar ideias mais complexas sobre relações econômicas e sociais. Usaremos a metodologia ativa Rotação por Estações para explorar o Caso Genitivo de forma divertida e envolvente.

  1. Etapa 1 - Apresentação do Caso Genitivo e explicação da atividade

    Faça uma breve apresentação sobre o Caso Genitivo, mostrando exemplos simples e complexos de uso. Em seguida, apresente a atividade da Rotação por Estações em que os alunos serão divididos em três grupos, cada um com uma atividade diferente. Explique o propósito de cada atividade e as regras.

  2. Etapa 2 - Estação 1 (Jogo de Tabuleiro)

    Nessa estação, os alunos vão jogar um jogo de tabuleiro no qual precisam criar frases utilizando o Caso Genitivo. Eles podem usar cartas com imagens de objetos, pessoas e situações que vão ajudá-los a criar frases. Fique na estação para auxiliar na criação das frases.

  3. Etapa 3 - Estação 2 (Preenchimento de lacunas)

    Aqui, os alunos preenchem lacunas em frases utilizando o Caso Genitivo. Forneça atividades com diferentes níveis de dificuldade para atender às necessidades de cada aluno.

  4. Etapa 4 - Estação 3 (Vídeo e discussão em grupo)

    Na terceira estação, os alunos assistem a um vídeo com exemplos de uso do Caso Genitivo em situações do cotidiano. Em seguida, eles terão uma discussão em grupo sobre o que aprenderam e como o Caso Genitivo é usado em diferentes contextos.

  5. Etapa 5 - Revisão em grupo

    Faça uma revisão geral sobre o Caso Genitivo e as atividades realizadas. Os alunos farão perguntas para tirarem dúvidas. Faça também uma avaliação formativa do que foi aprendido.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos trabalhos

    Os alunos apresentam as frases criadas na Estação 1 e as frases preenchidas na Estação 2.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um resumo da aula e forneça atividades para casa, como exercícios de gramática para fixar o conteúdo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidade de Descrever relações por meio do uso de apóstrofo (’) + s.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de frases com Caso Genitivo.
  • Promover a autonomia dos alunos na aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Habilidade de criar frases utilizando o Caso Genitivo.
  • Habilidade de preencher lacunas em frases com Caso Genitivo.
  • Participação na discussão em grupo e apresentação das frases criadas nas estações.

Ações do professor

  • Apresentar o Caso Genitivo de forma clara e objetiva.
  • Dividir os alunos em grupos para a Rotação por Estações.
  • Fornecer atividades desafiadoras e adequadas às necessidades de cada aluno.
  • Acompanhar a realização das atividades em cada estação.
  • Fornecer feedbacks aos alunos durante a aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da Rotação por Estações.
  • Criar frases utilizando o Caso Genitivo.
  • Preencher lacunas em frases utilizando o Caso Genitivo.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Apresentar os trabalhos realizados nas estações.