Aula sobre Caso Genitivo E Meu E Seu Ou E Nosso
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Nesta atividade, vamos trabalhar o tema "Caso genitivo ('s) - É meu, é seu ou é nosso?" que é muito importante na língua inglesa. O caso genitivo é utilizado para descrever a relação de posse entre duas coisas ou pessoas. Ele é encontrado em várias situações do cotidiano, como na descrição de quem é dono de um objeto, em nomes de lugares, marcas e empresas, entre outros. Para tornar a atividade mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual onde os alunos serão desafiados a criar um mapa conceitual, com ideias centrais e subtópicos. Vamos lá!
Etapa 1 - Atividade pré-aula
Os alunos terão acesso a um vídeo explicando o tema e exemplos do caso genitivo. Eles devem assistir ao vídeo e anotar as principais informações e exemplos apresentados.Etapa 2 - Introdução
Introduza o tema, apresentando a sua importância na comunicação em inglês e explicando o que é o caso genitivo. Você pode apresentar algumas imagens ou frases para ilustrar o tema. Os estudantes serão instigados a pensar em exemplos de uso do caso genitivo.Etapa 3 - Exercícios práticos
Os alunos farão exercícios práticos com frases que utilizam o caso genitivo e serão convidados a compartilhar suas respostas com a turma.Etapa 4 - Criação do mapa conceitual
Em sala de aula, os alunos serão divididos em grupos e devem criar um mapa conceitual sobre o tema. Cada grupo deve escolher uma ideia central para o mapa, como "O que é caso genitivo?", por exemplo. Em seguida, devem criar 8 sub-ideias que se conectam à ideia central, com dois níveis de profundidade. Para cada sub-ideia, devem explicar sobre sua aplicação e exemplificar.Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo apresenta seu mapa conceitual em sala de aula. Faça perguntas e comentários para estimular o debate sobre o tema, corrigindo possíveis erros conceituais e reforçando os pontos positivos.Etapa 6 - Discussão e reflexão
Conduza uma discussão e reflexão sobre a metodologia utilizada e o que os estudantes aprenderam com a aula.Etapa 7 - Atividade pós-aula
Os alunos terão acesso a um texto ou vídeo em inglês que utilizam o caso genitivo. Eles devem assistir ou ler e destacar as palavras que usam o caso genitivo.
Intencionalidades pedagógicas
- Promover o aprendizado do caso genitivo na língua inglesa.
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo na criação do mapa conceitual.
- Desenvolver a capacidade de aplicação do caso genitivo na comunicação oral e escrita.
Critérios de avaliação
- Participação e envolvimento nas atividades propostas.
- Qualidade do mapa conceitual criado pelo grupo.
- Correção na aplicação do caso genitivo nas atividades práticas propostas.
Ações do professor
- Apresentar e explicar o tema proposto.
- Corrigir possíveis erros conceituais.
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo pré-aula e anotar as principais informações e exemplos.
- Criar o mapa conceitual em grupo.
- Realizar exercícios práticos e compartilhar respostas com a turma.