Aula sobre Caso Genitivo E Meu E Seu Ou E Nosso

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta atividade, vamos trabalhar o tema "Caso genitivo ('s) - É meu, é seu ou é nosso?" que é muito importante na língua inglesa. O caso genitivo é utilizado para descrever a relação de posse entre duas coisas ou pessoas. Ele é encontrado em várias situações do cotidiano, como na descrição de quem é dono de um objeto, em nomes de lugares, marcas e empresas, entre outros. Para tornar a atividade mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual onde os alunos serão desafiados a criar um mapa conceitual, com ideias centrais e subtópicos. Vamos lá!

  1. Etapa 1 - Atividade pré-aula

    Os alunos terão acesso a um vídeo explicando o tema e exemplos do caso genitivo. Eles devem assistir ao vídeo e anotar as principais informações e exemplos apresentados.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Introduza o tema, apresentando a sua importância na comunicação em inglês e explicando o que é o caso genitivo. Você pode apresentar algumas imagens ou frases para ilustrar o tema. Os estudantes serão instigados a pensar em exemplos de uso do caso genitivo.

  3. Etapa 3 - Exercícios práticos

    Os alunos farão exercícios práticos com frases que utilizam o caso genitivo e serão convidados a compartilhar suas respostas com a turma.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa conceitual

    Em sala de aula, os alunos serão divididos em grupos e devem criar um mapa conceitual sobre o tema. Cada grupo deve escolher uma ideia central para o mapa, como "O que é caso genitivo?", por exemplo. Em seguida, devem criar 8 sub-ideias que se conectam à ideia central, com dois níveis de profundidade. Para cada sub-ideia, devem explicar sobre sua aplicação e exemplificar.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo apresenta seu mapa conceitual em sala de aula. Faça perguntas e comentários para estimular o debate sobre o tema, corrigindo possíveis erros conceituais e reforçando os pontos positivos.

  6. Etapa 6 - Discussão e reflexão

    Conduza uma discussão e reflexão sobre a metodologia utilizada e o que os estudantes aprenderam com a aula.

  7. Etapa 7 - Atividade pós-aula

    Os alunos terão acesso a um texto ou vídeo em inglês que utilizam o caso genitivo. Eles devem assistir ou ler e destacar as palavras que usam o caso genitivo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Promover o aprendizado do caso genitivo na língua inglesa.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo na criação do mapa conceitual.
  • Desenvolver a capacidade de aplicação do caso genitivo na comunicação oral e escrita.

Critérios de avaliação

  • Participação e envolvimento nas atividades propostas.
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelo grupo.
  • Correção na aplicação do caso genitivo nas atividades práticas propostas.

Ações do professor

  • Apresentar e explicar o tema proposto.
  • Corrigir possíveis erros conceituais.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo pré-aula e anotar as principais informações e exemplos.
  • Criar o mapa conceitual em grupo.
  • Realizar exercícios práticos e compartilhar respostas com a turma.