Aula sobre Caso Genitivo Seres Animados E Inanimados

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O caso genitivo é uma estrutura gramatical muito importante na língua inglesa e é usado para indicar posse ou propriedade.

Nesta atividade, vamos trabalhar o caso genitivo aplicado a seres animados e inanimados, sua estrutura gramatical e suas regras.

Os alunos serão incentivados a criar um fanzine, utilizando a metodologia ativa Cultura Maker para aplicar o que foi aprendido na aula.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o caso genitivo e explique sua importância na língua inglesa. Dê exemplos de como o caso genitivo é utilizado no cotidiano, como em:

    I drive my brother's car (Eu dirijo o carro do meu irmão).


  2. Etapa 2 - Aula expositiva

    Apresente as regras do caso genitivo usadas para seres animados e inanimados. Dê exemplos por meio de slides e faça perguntas para garantir que os alunos entenderam as regras.

  3. Etapa 3 - Atividade em dupla

    Os alunos trabalharão em duplas para criar uma lista de exemplos de caso genitivo em seres animados e inanimados. Eles também vão identificar as diferenças entre as regras do caso genitivo em seres animados e inanimados.

  4. Etapa 4 - Criação do fanzine

    Os alunos serão organizados em grupos de quatro pessoas.

    Cada grupo produzirá um fanzine utilizando papel A4 dividido em 8 partes, no qual criarão uma história em quadrinhos para aplicar o que aprenderam sobre o caso genitivo em seres animados e inanimados. Cada página do fanzine terá um subtópico sobre o caso genitivo.


  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo apresentará seu fanzine para a turma, explicando como o caso genitivo foi aplicado em suas histórias em quadrinhos.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Realize uma breve discussão com a turma sobre como a produção do fanzine os ajudou a entenderem melhor o caso genitivo e as regras em seres animados e inanimados.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma breve reflexão sobre o que foi aprendido e encerre a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos de produzir textos escritos em língua inglesa
  • Promover a aplicação do "caso genitivo" em seres animados e inanimados
  • Estimular a criatividade e a participação dos alunos

Critérios de avaliação

  • Utilização correta do "caso genitivo" em seres animados e inanimados
  • Clareza e organização do fanzine
  • Criatividade e interpretação da história em quadrinhos

Ações do professor

  • Introduzir o tema
  • Explicar as regras do "caso genitivo"
  • Estimular a criatividade dos alunos
  • Realizar a discussão final sobre a aprendizagem

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para a criação do fanzine
  • Criar histórias em quadrinhos para aplicar o caso genitivo
  • Apresentar o fanzine para a turma e explicar as escolhas feitas em relação ao caso genitivo