Aula sobre Caso Genitivo Seres Animados E Inanimados

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O tema para a aula é o Caso Genitivo, mais especificamente o uso do 's para seres animados e inanimados na língua inglesa.

Para contextualizar o tema, o professor pode apresentar exemplos práticos de como o caso genitivo está presente na vida cotidiana, como em nomes próprios, títulos de livros e outros tipos de escrita.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema para a turma, explicando a importância do caso genitivo e como ele é utilizado na língua inglesa. Discuta exemplos de sua utilização e mostre aos alunos como ele pode ser aplicado em diferentes situações.

  2. Etapa 2 - Compreensão

    Distribua uma cópia do modelo de Design Sprint para os alunos e peça que leiam cada etapa cuidadosamente. Explique que eles irão trabalhar em equipes de 3-4 pessoas para aplicar a metodologia Design Sprint e criar um produto sobre o caso genitivo.

    _Exemplos de produtos: cartazes, maquetes, história em quadrinhos, infográficos, entre outras possibilidades_.

    Professor, peça que cada equipe escolha um líder e atribua funções para cada membro.


  3. Etapa 3 - Esboço

    Cada equipe deve discutir quais possíveis produtos deseja criar e, então, fazer os esboços iniciais para cada ideia.

  4. Etapa 4 - Decisão e Prototipagem

    Agora, cada equipe deve escolher a melhor ideia e criar o protótipo (produto).

  5. Etapa 5 - Teste

    Peça que cada equipe teste seu produto com os colegas de classe.

    Isso pode ser feito apresentando o produto da equipe para a turma e explicando como ele aborda o caso genitivo.


  6. Etapa 6 - Conclusão

    Converse com a turma sobre os trabalhos feitos. Pergunte se eles acharam a metodologia Design Sprint útil.

    Discuta também como podem aplicar o que aprenderam sobre o caso genitivo em situações cotidianas.


Intencionalidades pedagógicas

  • Promover a habilidade de escrita em língua inglesa
  • Desenvolver a criatividade dos alunos na produção de produtos baseados em ideias
  • Incentivar a interação e a colaboração entre os alunos
  • Fortalecer o entendimento dos alunos sobre a aplicação do caso genitivo
  • Desenvolver habilidades de apresentação para falar em público

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na aula e colaboração em grupo
  • Qualidade e relevância do produto criado
  • Capacidade de explicar e demonstrar como o caso genitivo foi utilizado no produto
  • Criatividade e originalidade na escolha de ideias
  • Habilidade em falar em público e apresentar informações claramente

Ações do professor

  • Apresentar informações claras e relevantes sobre o caso genitivo
  • Encorajar a interação e colaboração entre os alunos
  • Estimular a criatividade e originalidade nas ideias
  • Observar os alunos durante a aula e ajudá-los em suas dúvidas
  • Proporcionar um ambiente seguro e confortável para os alunos compartilharem suas criações

Ações do aluno

  • Participar ativamente nas discussões em grupo
  • Contribuir com ideias e opiniões
  • Realizar o trabalho em equipe de forma responsável e dedicada
  • Demonstração clara de como o caso genitivo foi utilizado em suas criações
  • Apresentar suas ideias de forma clara e objetiva para a turma.