Aula sobre Caso Genitivo Seres Animados E Inanimados
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Para contextualizar o tema, o professor pode apresentar exemplos práticos de como o caso genitivo está presente na vida cotidiana, como em nomes próprios, títulos de livros e outros tipos de escrita.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema para a turma, explicando a importância do caso genitivo e como ele é utilizado na língua inglesa. Discuta exemplos de sua utilização e mostre aos alunos como ele pode ser aplicado em diferentes situações.Etapa 2 - Compreensão
Distribua uma cópia do modelo de Design Sprint para os alunos e peça que leiam cada etapa cuidadosamente. Explique que eles irão trabalhar em equipes de 3-4 pessoas para aplicar a metodologia Design Sprint e criar um produto sobre o caso genitivo._Exemplos de produtos: cartazes, maquetes, história em quadrinhos, infográficos, entre outras possibilidades_.
Professor, peça que cada equipe escolha um líder e atribua funções para cada membro.
Etapa 3 - Esboço
Cada equipe deve discutir quais possíveis produtos deseja criar e, então, fazer os esboços iniciais para cada ideia.Etapa 4 - Decisão e Prototipagem
Agora, cada equipe deve escolher a melhor ideia e criar o protótipo (produto).Etapa 5 - Teste
Peça que cada equipe teste seu produto com os colegas de classe.Isso pode ser feito apresentando o produto da equipe para a turma e explicando como ele aborda o caso genitivo.
Etapa 6 - Conclusão
Converse com a turma sobre os trabalhos feitos. Pergunte se eles acharam a metodologia Design Sprint útil.Discuta também como podem aplicar o que aprenderam sobre o caso genitivo em situações cotidianas.
Intencionalidades pedagógicas
- Promover a habilidade de escrita em língua inglesa
- Desenvolver a criatividade dos alunos na produção de produtos baseados em ideias
- Incentivar a interação e a colaboração entre os alunos
- Fortalecer o entendimento dos alunos sobre a aplicação do caso genitivo
- Desenvolver habilidades de apresentação para falar em público
Critérios de avaliação
- Participação ativa na aula e colaboração em grupo
- Qualidade e relevância do produto criado
- Capacidade de explicar e demonstrar como o caso genitivo foi utilizado no produto
- Criatividade e originalidade na escolha de ideias
- Habilidade em falar em público e apresentar informações claramente
Ações do professor
- Apresentar informações claras e relevantes sobre o caso genitivo
- Encorajar a interação e colaboração entre os alunos
- Estimular a criatividade e originalidade nas ideias
- Observar os alunos durante a aula e ajudá-los em suas dúvidas
- Proporcionar um ambiente seguro e confortável para os alunos compartilharem suas criações
Ações do aluno
- Participar ativamente nas discussões em grupo
- Contribuir com ideias e opiniões
- Realizar o trabalho em equipe de forma responsável e dedicada
- Demonstração clara de como o caso genitivo foi utilizado em suas criações
- Apresentar suas ideias de forma clara e objetiva para a turma.