Aula sobre Caso Genitivo Seres Animados E Inanimados
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Você também pode apresentar imagens ou vídeos de animais que possuem características próprias - como o tigre, com suas listras, e o leão, com sua juba - para exemplificar o uso do 's na relação entre animais e suas características.
A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, no qual os alunos criarão um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out, para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Check-in
O professor apresentará aos alunos o tema da aula e disponibilizará um template de registro de aprendizagem. Cada aluno preencherá o seu template com os seguintes campos: objetivo da aula, tópicos que serão abordados, expectativas e dúvidas.Etapa 2 - Introdução ao Caso genitivo ('s)
Contextualize brevemente o assunto e explique o uso do 's para seres animados e inanimados, fornecendo exemplos práticos. Em seguida, realize uma atividade lúdica com os alunos, como um jogo de tabuleiro, para reforçar o conteúdo apresentado.Etapa 3 - Prática do Caso genitivo ('s)
Divida os alunos em grupos e forneça imagens de animais e objetos inanimados para criarem frases usando o 's para indicar posse.Professor, circule na sala para tirar dúvidas e auxiliar os alunos na realização da atividade.
Etapa 4 - Produção de texto
Cada grupo irá produzir um parágrafo utilizando o 's para indicar a posse de animais e objetos inanimados. Os alunos poderão usar o registro de aprendizagem como rascunho.Professor, auxilie na produção dos textos, proporcionando feedback constante.
Etapa 5 - Check-out
Os alunos irão preencher o campo Check-out do registro de aprendizagem com suas considerações sobre a atividade, o que aprenderam e as dúvidas que ainda possuem.Etapa 6 - Tarefa de casa (opcional)
Você pode disponibilizar uma tarefa de casa para os alunos, como pesquisar e trazer exemplos de uso do Caso Genitivo ('s) em músicas, filmes ou livros.
Intencionalidades pedagógicas
- Estimular a participação dos alunos na construção do próprio conhecimento
- Proporcionar momentos de colaboração entre os alunos
- Trabalhar a criatividade e a capacidade de produção textual dos alunos
- Fortalecer a compreensão de uso de Caso Genitivo ('s) em seres animados e inanimados
- Incentivar a autonomia dos alunos na construção de sua aprendizagem
Critérios de avaliação
- Uso correto do Caso Genitivo ('s) em seres animados e inanimados
- Produção textual adequada ao nível de aprendizado da turma
- Colaboração e respeito no trabalho em grupo
- Participação ativa no desenvolvimento da atividade
Ações do professor
- Contextualizar o tema de forma atrativa e didática
- Proporcionar momentos de aprendizado lúdicos e participativos
- Auxiliar os alunos na construção do conhecimento e na produção textual
- Realizar feedback constante para aprimoramento das atividades
- Estimular a autonomia dos alunos na construção da aprendizagem
Ações do aluno
- Participar ativamente da aula, tirando dúvidas e colaborando com os colegas
- Utilizar o registro de aprendizagem como ferramenta de estudo e organização do conhecimento
- Produzir textos criativos e corretamente estruturados
- Respeitar o trabalho em grupo e colaborar de forma produtiva
- Realizar a tarefa de casa, caso seja proposta pelo professor