Aula sobre Caso Genitivo Seres Animados E Inanimados
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Essa forma gramatical é usada para indicar a posse de um objeto ou de uma pessoa.
Por exemplo: "This is my cat's toy" significa que o brinquedo pertence ao gato.
Nesta atividade, vamos nos concentrar em entender como o caso genitivo é usado com seres animados e inanimados. Os estudantes vão explorar essa estrutura gramatical em grupos diferentes e criar suas próprias atividades, como histórias em quadrinhos ou cartazes.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tópico e explique como o caso genitivo é usado com seres animados e inanimados. Dê exemplos de situações cotidianas em Inglês.Etapa 2 - Rotação por Estações
Os alunos serão divididos em 3 grupos diferentes, que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.Estação 1: Pesquisa online sobre o caso genitivo com seres animados e inanimados.
Os estudantes terão 10 minutos para pesquisar sobre o assunto e criar uma lista de seres animados e inanimados, para posteriormente criarem frases com o caso genitivo.
Ao final do tempo, peça que eles compartilhem suas listas com a turma.
Estação 2: Criar frases usando o caso genitivo com seres animados e inanimados.
Os estudantes terão 10 minutos para escrever frases usando a forma gramatical de caso genitivo com seres animados e inanimados. Peça para eles compartilharem suas frases com a turma depois.
Estação 3: Criar histórias em quadrinhos.
Os estudantes terão 20 minutos para criar uma história em quadrinhos usando o caso genitivo. Eles devem desenhar seus personagens animados e inanimados e escrever suas falas usando a forma gramatical. Eles podem usar o exemplo apresentado na primeira etapa.
Etapa 3 - Apresentação
Os grupos devem apresentar suas atividades para a turma e explicar como usaram o caso genitivo.Etapa 4 - História coletiva
Agora, peça para os estudantes criarem juntos uma história usando os exemplos de caso genitivo com seres animados e inanimados estudados na atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em produzir textos escritos em língua inglesa.
- Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os estudantes.
- Reforçar a importância da gramática na língua inglesa.
Critérios de avaliação
- Uso correto do caso genitivo com seres animados e inanimados.
- Qualidade das histórias em quadrinhos criadas pela turma.
- Participação ativa dos estudantes nas atividades propostas.
Ações do professor
- Explicar claramente os objetivos da aula.
- Acompanhar o desenvolvimento das atividades em cada estação.
- Estimular a cooperação entre os estudantes durante as atividades.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Trabalhar em grupo e ajudar os colegas quando necessário.
- Utilizar a criatividade e o conhecimento adquirido para criar histórias em quadrinhos e frases com o caso genitivo.