Aula sobre Caso Genitivo Seres Animados E Inanimados
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O caso genitivo pode ser aplicado com seres animados e inanimados para indicar posse, pertencimento ou relação entre dois elementos.
Por exemplo, podemos dizer:
"This is Sarah's dog" para indicar que o cão pertence a Sarah
"The car's door is open" para indicar a relação entre o carro e a porta.
Nesta atividade, vamos trabalhar a estrutura do caso de genitivo com seres animados e inanimados na metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que os alunos criarão um mapa conceitual sobre o tema, tendo como objetivo desenvolver a habilidade de produção de textos escritos em língua inglesa.
Etapa 1 - Material de apoio (antes do dia da atividade)
Forneça previamente materiais de apoio para que os alunos estudem em casa, como textos para leitura, áudios com exercícios e vídeos explicativos sobre o caso genitivo.Etapa 2 - Introdução (no dia da atividade)
Inicie com uma breve introdução ao tema, motivando a turma e realizando uma revisão do conteúdo já abordado anteriormente. Em seguida, explique a metodologia ativa que será aplicada nesta atividade.Etapa 3 - Mapa conceitual
Em grupos, os alunos devem criar um mapa conceitual com o tema "Caso genitivo ('s) - Seres animados e inanimados". O mapa deve ter uma ideia central e 8 sub-ideias, para desenvolver o tema e seus subtópicos.Antes de começar a criar o mapa, apresente aos alunos exemplos práticos de mapas conceituais, envolvendo elementos como fotos, histórias em quadrinhos e textos explicativos.
Etapa 4 - Compartilhamento
Cada grupo compartilha o seu mapa conceitual com a turma, explicando suas ideias e conceitos. Professor, faça intervenções pontuais para esclarecer e complementar as informações.Etapa 5 - Revisão dos mapas
Após as apresentações, os grupos trocam seus mapas entre si para revisão e correção, se necessário.Etapa 6 - Encerramento
Faça uma avaliação do que foi estudado e responda a possíveis dúvidas dos alunos.Reforce também a importância de continuar aplicando o conhecimento fora da sala de aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita em Inglês
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos
- Proporcionar aos alunos autonomia no processo de aprendizagem
- Trabalhar em equipe e a colaboração entre os alunos
- Reforçar o conhecimento da estrutura do caso de genitivo ('s) em Inglês
Critérios de avaliação
- Compreensão e aplicação correta da estrutura do caso genitivo na atividade escrita
- Coerência e clareza na escrita do texto
- Participação ativa na criação do mapa conceitual e na troca de textos com os colegas
- Cumprimento dos prazos estabelecidos
- Clareza e organização do mapa conceitual apresentado
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema
- Orientar e incentivar a criação do mapa conceitual
- Acompanhar a evolução dos alunos e tirar dúvidas pontuais
- Estimular a participação dos alunos nas atividades em grupo
- Proporcionar feedback e sugestões para melhoria da atividade escrita
Ações do aluno
- Estudar o material de apoio para a aula
- Criar um mapa conceitual sobre o tema
- Compartilhar seu mapa conceitual com a turma
- Produzir um texto escrito em língua inglesa e revisá-lo com um colega
- Participar ativamente das atividades em grupo e colaborar com os colegas.