Aula sobre Caso Genitivo Seres Animados E Inanimados

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O uso do caso de genitivo ('s) é uma das estruturas mais comuns do idioma Inglês e fundamental para a comunicação em diversos contextos.

O caso genitivo pode ser aplicado com seres animados e inanimados para indicar posse, pertencimento ou relação entre dois elementos.

Por exemplo, podemos dizer:

"This is Sarah's dog" para indicar que o cão pertence a Sarah

"The car's door is open" para indicar a relação entre o carro e a porta.

Nesta atividade, vamos trabalhar a estrutura do caso de genitivo com seres animados e inanimados na metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que os alunos criarão um mapa conceitual sobre o tema, tendo como objetivo desenvolver a habilidade de produção de textos escritos em língua inglesa.


  1. Etapa 1 - Material de apoio (antes do dia da atividade)

    Forneça previamente materiais de apoio para que os alunos estudem em casa, como textos para leitura, áudios com exercícios e vídeos explicativos sobre o caso genitivo.

  2. Etapa 2 - Introdução (no dia da atividade)

    Inicie com uma breve introdução ao tema, motivando a turma e realizando uma revisão do conteúdo já abordado anteriormente. Em seguida, explique a metodologia ativa que será aplicada nesta atividade.

  3. Etapa 3 - Mapa conceitual

    Em grupos, os alunos devem criar um mapa conceitual com o tema "Caso genitivo ('s) - Seres animados e inanimados". O mapa deve ter uma ideia central e 8 sub-ideias, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

    Antes de começar a criar o mapa, apresente aos alunos exemplos práticos de mapas conceituais, envolvendo elementos como fotos, histórias em quadrinhos e textos explicativos.


  4. Etapa 4 - Compartilhamento

    Cada grupo compartilha o seu mapa conceitual com a turma, explicando suas ideias e conceitos. Professor, faça intervenções pontuais para esclarecer e complementar as informações.

  5. Etapa 5 - Revisão dos mapas

    Após as apresentações, os grupos trocam seus mapas entre si para revisão e correção, se necessário.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Faça uma avaliação do que foi estudado e responda a possíveis dúvidas dos alunos.

    Reforce também a importância de continuar aplicando o conhecimento fora da sala de aula.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita em Inglês
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos
  • Proporcionar aos alunos autonomia no processo de aprendizagem
  • Trabalhar em equipe e a colaboração entre os alunos
  • Reforçar o conhecimento da estrutura do caso de genitivo ('s) em Inglês

Critérios de avaliação

  • Compreensão e aplicação correta da estrutura do caso genitivo na atividade escrita
  • Coerência e clareza na escrita do texto
  • Participação ativa na criação do mapa conceitual e na troca de textos com os colegas
  • Cumprimento dos prazos estabelecidos
  • Clareza e organização do mapa conceitual apresentado

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema
  • Orientar e incentivar a criação do mapa conceitual
  • Acompanhar a evolução dos alunos e tirar dúvidas pontuais
  • Estimular a participação dos alunos nas atividades em grupo
  • Proporcionar feedback e sugestões para melhoria da atividade escrita

Ações do aluno

  • Estudar o material de apoio para a aula
  • Criar um mapa conceitual sobre o tema
  • Compartilhar seu mapa conceitual com a turma
  • Produzir um texto escrito em língua inglesa e revisá-lo com um colega
  • Participar ativamente das atividades em grupo e colaborar com os colegas.