Aula sobre Casos Especificos De Concordancia Verbal

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A concordância verbal é um tema muito importante para o domínio da língua portuguesa, por ser a partir dela que conseguimos entender corretamente a mensagem que está sendo transmitida. É comum encontrarmos casos de concordância verbal errados no nosso cotidiano, em conversas, textos, redes sociais, entre outros. Por isso, é essencial que os estudantes aprendam a aplicar as regras básicas de concordância, para poderem se comunicar de forma clara e correta. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas para os alunos poderem aprender de forma mais envolvente e didática. Eles serão desafiados a criar um diário de bordo em grupo, que conterá as etapas de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e contextualização

    Apresente aos alunos o tema e explique a importância da concordância verbal para a comunicação. Utilize exemplos práticos de erros de concordância que costumam ser cometidos no cotidiano.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de no máximo 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Problema

    Apresente um problema fictício que envolve a concordância verbal. Por exemplo: “Um grupo de amigos decidiu criar um blog para compartilhar suas experiências de viagem. Eles estão tendo dificuldades em escrever os textos, pois estão cometendo muitos erros de concordância. Como eles podem resolver esse problema?”.

  4. Etapa 4 - Geração de Alternativas

    Os grupos discutirão e listarão alternativas para resolver o problema apresentado. Oriente\-os a pesquisar sobre as regras básicas de concordância verbal e sugira que eles utilizem exemplos práticos para ilustrar cada alternativa.

  5. Etapa 5 - Solução

    Cada grupo apresentará a solução que encontrou para o problema proposto. Eles explicarão como aplicaram as regras de concordância verbal e como isso ajudou a melhorar a comunicação em seus textos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após todas as apresentações dos grupos, haverá uma discussão em grupo para os alunos poderem compartilhar suas experiências e aprender com as soluções propostas pelos colegas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um breve resumo da aula e reforce a importância de aplicar corretamente as regras de concordância verbal para uma comunicação eficiente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em empregar as regras básicas de concordância verbal em situações comunicativas e na produção de textos.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
  • Utilizar uma metodologia ativa que envolve os alunos em todo o processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante toda a aula.
  • Qualidade das soluções propostas pelos grupos.
  • Correção na aplicação das regras de concordância verbal em cada etapa do diário de bordo.
  • Coerência e clareza na apresentação da solução proposta pelo grupo.
  • Trabalho em equipe e colaboração entre os integrantes do grupo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na divisão dos grupos.
  • Apresentar o problema fictício que envolve a concordância verbal.
  • Estimular a troca de ideias entre os grupos durante a etapa de Geração de Alternativas.
  • Acompanhar e orientar os grupos durante a elaboração do diário de bordo.
  • Fazer a mediação da discussão em grupo ao final da aula.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe e colaborar com os integrantes do grupo.
  • Pesquisar e listar alternativas para resolver o problema apresentado.
  • Desenvolver o diário de bordo em grupo, seguindo as etapas de Problema, Geração de Alternativas e Solução.
  • Apresentar a solução proposta pelo grupo, explicando como aplicaram as regras de concordância verbal.
  • Participar ativamente da discussão em grupo ao final da aula.