Aula sobre Casos Especificos De Concordancia Verbal
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
A concordância verbal é um assunto muito importante para a língua portuguesa, por consistir na concordância do verbo com o sujeito da oração. É fundamental que os estudantes aprendam a empregar corretamente a concordância verbal, pois isso contribui para a produção de textos mais claros e coerentes. Além disso, é um assunto que pode ser aplicado em diversas situações do cotidiano, como em conversas, textos escritos, notícias e até mesmo em situações profissionais. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os estudantes criarão um diário de bordo sobre casos específicos de concordância verbal.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente aos alunos o tema “Casos específicos de concordância verbal”, explicando a importância da concordância verbal e apresentando alguns exemplos.Etapa 2 - Divisão dos grupos e escolha do tema
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo deverá escolher um caso específico de concordância verbal para trabalhar em seu diário de bordo.Etapa 3 - Problema
Os grupos deverão discutir e definir qual é o problema relacionado ao caso específico escolhido para ser trabalhado no diário de bordo.Etapa 4 - Geração de alternativas
Os grupos deverão gerar alternativas para resolver o problema identificado na etapa anterior.Etapa 5 - Solução
Os grupos escolherão a melhor alternativa gerada na etapa anterior e apresentar uma solução para o problema identificado.Etapa 6 - Criação do diário de bordo
Os grupos criarão um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, relacionados ao caso específico escolhido.Etapa 7 - Apresentação dos diários de bordo
Cada grupo apresentará seu diário de bordo para a turma e o professor irá avaliar a compreensão dos alunos sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em empregar as regras básicas de concordância verbal em situações comunicativas e na produção de textos.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os estudantes na busca por soluções para problemas relacionados à concordância verbal.
- Desenvolver a capacidade de argumentação e apresentação de ideias dos alunos.
Critérios de avaliação
- Compreensão do tema e dos casos específicos de concordância verbal.
- Participação ativa na criação do diário de bordo e na apresentação para a turma.
- Qualidade da solução apresentada para o problema identificado.
- Coerência e clareza na escrita do diário de bordo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância da concordância verbal.
- Dividir os alunos em grupos e auxiliar na escolha do caso específico para trabalhar.
- Orientar os grupos durante a criação do diário de bordo.
- Avaliar a compreensão dos alunos sobre o tema e a qualidade do diário de bordo apresentado.
Ações do aluno
- Escolher um caso específico de concordância verbal.
- Discutir e definir o problema relacionado ao caso escolhido.
- Gerar alternativas para resolver o problema identificado.
- Escolher a melhor alternativa e apresentar uma solução.
- Criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.