Aula sobre Casos Especificos De Concordancia Verbal

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A concordância verbal é um tema importante para a produção de textos e para uma comunicação eficiente. Trata-se da adequação do verbo com o sujeito da frase, e existem diversas regras que orientam essa concordância. Por exemplo, quando o sujeito é composto, deve-se usar o verbo no plural. Quando há um sujeito formado por palavras sinônimas, o verbo também deve estar no plural. É importante que os alunos entendam essas regras para evitar erros de concordância em seus textos. Utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint para criar um template com 5 etapas que auxiliarão os alunos a compreender e aplicar as regras de concordância verbal em situações comunicativas.

  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a aula com uma breve revisão sobre concordância verbal. Em seguida, explique que os alunos irão participar de um Design Sprint para criar um template que os ajude a aplicar as regras de concordância verbal. Divida a turma em grupos e entregue uma folha de papel em branco para cada grupo.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Peça para os alunos desenharem um esboço do template que eles gostariam de criar. Eles podem incluir tópicos, exemplos e dicas para ajudá-los a entender e aplicar as regras de concordância verbal.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo apresentará seu esboço para a turma. Após as apresentações, os alunos votarão no esboço que acharem mais completo e útil para trabalhar os casos específicos de concordância verbal.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    O grupo vencedor começará a criar o template, com a orientação do professor. Eles podem utilizar recursos como cartolina, canetinhas e tesoura para criar um modelo físico do template, ou criar um modelo digital utilizando ferramentas online.

  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo apresentará o seu template para a turma, e os alunos discutirão sobre como o modelo pode ser utilizado para aplicar as regras de concordância verbal em situações comunicativas. O professor pode pedir para os alunos utilizarem o template para criar frases corretas de concordância verbal.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de aplicação das regras de concordância verbal em situações comunicativas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Proporcionar uma aula envolvente e dinâmica.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do template.
  • Qualidade e clareza do template criado.
  • Capacidade dos alunos em aplicar as regras de concordância verbal utilizando o template criado.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do template.
  • Estimular a participação e a colaboração entre os grupos.
  • Proporcionar feedbacks e orientações para aprimorar o template criado.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar um template útil e completo.
  • Utilizar a criatividade para criar um modelo interessante e envolvente.
  • Aplicar as regras de concordância verbal utilizando o template criado.