Aula sobre Casos Especificos De Concordancia Verbal

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A concordância verbal é um dos aspectos mais importantes da língua portuguesa, uma vez que é responsável por estabelecer a concordância entre o verbo e o sujeito da oração. É fundamental que os estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental compreendam as regras básicas de concordância verbal para poderem produzir textos coesos e coerentes. A metodologia ativa de Ensino Híbrido será empregada para os estudantes criarem um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para contextualizar o assunto, pode-se apresentar exemplos de situações cotidianas na qual a concordância verbal é necessária, como em notícias de jornal, conversas com amigos e na escrita de mensagens de texto.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema da concordância verbal e explique a importância de sua aplicação correta na produção de textos. Faça uma revisão dos conceitos básicos de sujeito e verbo.

  2. Etapa 2 - Check-in

    Os estudantes criarão um template de registro de aprendizagem em seus cadernos ou em plataformas digitais, como o Google Docs, Padlet ou Trello. O template deve conter os campos de Check-in e Check-out para os alunos poderem registrar suas dúvidas e aprendizados ao longo da aula.

  3. Etapa 3 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de concordância verbal e peça que os alunos identifiquem o sujeito e o verbo em cada frase. Em seguida, discuta com eles as regras básicas de concordância verbal, como a concordância com o sujeito simples, composto, posposto e anteposto.

  4. Etapa 4 - Produção de textos

    Os alunos produzirão pequenos textos aplicando as regras de concordância verbal vistas na aula. Sugira temas para os textos, como esportes, viagens ou animais.

  5. Etapa 5 - Check-out

    Os estudantes registrarão em seus templates de registro de aprendizagem o que aprenderam na aula e se suas dúvidas foram sanadas.

  6. Etapa 6 - Tarefa de casa

    Sugira uma tarefa de casa na qual os alunos produzam um texto mais extenso, aplicando as regras de concordância verbal.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os textos produzidos pelos alunos, verificando se as regras de concordância verbal foram aplicadas corretamente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar as regras básicas de concordância verbal em situações comunicativas e na produção de textos.
  • Estimular a participação ativa dos estudantes na construção do conhecimento, por meio da metodologia ativa de Ensino Híbrido.
  • Incentivar a reflexão crítica sobre a importância da concordância verbal na comunicação escrita e oral.

Critérios de avaliação

  • Aplicação correta das regras de concordância verbal.
  • Coerência e coesão dos textos produzidos pelos alunos.
  • Participação ativa dos estudantes na construção do conhecimento.

Ações do professor

  • Introduzir o tema da concordância verbal e explicar sua importância na comunicação escrita e oral.
  • Apresentar exemplos práticos de concordância verbal e discutir as regras básicas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento, por meio da metodologia ativa de Ensino Híbrido.
  • Avaliar os textos produzidos pelos alunos e dê feedbacks construtivos.
  • Estimular a reflexão crítica sobre a importância da concordância verbal na comunicação.

Ações do aluno

  • Criar um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out.
  • Identificar o sujeito e o verbo em exemplos práticos de concordância verbal apresentados pelo professor.
  • Produzir pequenos textos aplicando as regras de concordância verbal.
  • Registrar no template de registro de aprendizagem o que aprenderam na aula e se suas dúvidas foram sanadas.
  • Participar ativamente na construção do conhecimento, por meio da metodologia ativa de Ensino Híbrido.