Aula sobre Casos Especificos De Concordancia Verbal

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O tema “Casos específicos de concordância verbal” é de extrema importância para a produção textual e comunicação oral. A concordância verbal é a harmonia entre o verbo e o sujeito da oração, e existem algumas regras que precisam ser seguidas para que essa harmonia ocorra. Por exemplo, quando o sujeito é composto, o verbo deve concordar com o núcleo mais próximo a ele. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos terão a oportunidade de criar um mapa conceitual sobre o tema, desenvolvendo a habilidade de empregar as regras básicas de concordância verbal em situações comunicativas e na produção de textos.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Apresente aos alunos o tema "Casos específicos de concordância verbal" de forma simples e objetiva, utilizando exemplos do cotidiano dos estudantes. Em seguida, explique a metodologia Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Estudo individual

    Os alunos pesquisarão sobre o tema e criarão um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos se reunirão em grupos de quatro e apresentarão seus mapas conceituais. Cada grupo terá 10 minutos para apresentar seu mapa e explicar como chegaram às conclusões.

  4. Etapa 4 - Correção em grupo

    Corrija em grupo os mapas conceituais apresentados pelos alunos, realizando as devidas correções.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos exemplos práticos

    Apresente aos alunos exemplos práticos sobre o tema, como notícias de jornal, trechos de livros, músicas, entre outros.

  6. Etapa 6 - Aplicação em sala

    Os alunos aplicarão as regras de concordância verbal em frases apresentadas pelo professor, criando novas frases a partir delas.

  7. Etapa 7 - Fechamento

    Faça um fechamento da aula, reforçando os principais pontos abordados e tirando dúvidas dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de empregar as regras básicas de concordância verbal em situações comunicativas e na produção de textos.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Incentivar a criatividade dos alunos na criação de novas frases.

Critérios de avaliação

  • Qualidade do mapa conceitual.
  • Participação e colaboração nos trabalhos em grupo.
  • Aplicação correta das regras de concordância verbal nas atividades propostas.
  • Criatividade na criação de novas frases.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na criação dos mapas conceituais.
  • Corrigir em grupo os mapas conceituais apresentados pelos alunos.
  • Apresentar exemplos práticos sobre o tema.
  • Orientar os alunos na aplicação das regras de concordância verbal nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema.
  • Criar um mapa conceitual sobre o tema.
  • Participar das discussões em grupo.
  • Aplicar as regras de concordância verbal nas atividades propostas.
  • Criar novas frases a partir das frases apresentadas pelo professor.