Aula sobre Celebrations And Holidays Festividades E Feriados

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


As festividades e feriados são comemorações que fazem parte da cultura dos países de língua inglesa. Nesta atividade, os alunos vão aprender sobre as celebrações mais importantes, compreender a história, tradições e costumes e, além disso, desenvolver suas habilidades linguísticas em inglês.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece a aula dando uma breve introdução sobre o tema "Celebrations and Holidays". Você pode levantar algumas perguntas para instigar a curiosidade dos alunos, como: quais são as festividades e feriados que vocês conhecem? Qual a importância das celebrações para a cultura dos países de língua inglesa?

  2. Etapa 2 - Apresentação da atividade

    Explique aos alunos que eles vão criar um diário de bordo, que incluirá três campos: Problema, Geração de Alternativas e Solução. O diário de bordo será feito em grupo e terá como objetivo desenvolver o tema "Celebrations and Holidays".

  3. Etapa 3 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em grupos de três a quatro alunos.

  4. Etapa 4 - Pesquisa sobre as celebrações e feriados

    Cada grupo deve escolher uma celebração ou feriado para pesquisar. Você pode dar algumas sugestões de celebrações, como Halloween, Thanksgiving, Christmas, Easter, entre outras.

    O grupo deve pesquisar a história, as tradições e costumes da celebração escolhida.


  5. Etapa 5 - Criação do diário de bordo

    O grupo deve preencher os campos do diário de bordo:

    \- Problema: identificar os problemas relacionados à celebração escolhida.

    \- Geração de Alternativas: propor soluções criativas para resolver os problemas identificados.

    \- Solução: escolher a melhor solução e explicar por que é a mais adequada.


  6. Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo deve apresentar seu diário de bordo à turma. Faça perguntas para instigar a discussão, como: você concorda com a solução proposta pelo grupo? Por quê?

  7. Etapa 7 - Reflexão sobre o aprendizado

    Faça uma reflexão com a turma sobre o aprendizado adquirido durante o projeto. Os alunos podem compartilhar o que aprenderam sobre as celebrações e feriados, bem como sobre a língua inglesa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros)".
  • Estimular a criatividade e a capacidade de solucionar problemas dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as atividades.
  • Criatividade na pesquisa e solução dos problemas.
  • Qualidade da apresentação do diário de bordo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na realização da atividade.
  • Dar feedback constante aos alunos.
  • Estimular a participação dos alunos durante as atividades.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre as celebrações e feriados.
  • Trabalhar em equipe na criação do diário de bordo.
  • Participar ativamente das atividades propostas pelo professor.