Aula sobre Celebrations And Holidays Festividades E Feriados

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Você pode abordar o objetivo da aula, perguntando sobre as festividades e feriados que eles conhecem e incentivá-los a compartilhar seus conhecimentos. Em seguida, explique que eles vão aprender de forma mais aprofundada sobre o tema por meio da criação de um mapa conceitual para explorar diferentes celebrações e feriados, aprendendo sobre sua origem e tradições.

  1. Etapa 1 - Aquecimento

    Comece a aula com uma atividade que estimule a memória e a criatividade dos alunos, como pedir para eles desenharem ou escreverem sobre uma celebração, ou feriado que gostem, e compartilharem com a turma.

  2. Etapa 2 - Introdução do Mapa Conceitual

    Explique sobre o Mapa Conceitual e mostre alguns exemplos para os alunos. Distribua uma folha de papel em branco e divide os alunos em duplas ou trios. Explique que eles devem criar um mapa com a ideia central "Celebrations and Holidays" e, pelo menos, 8 sub-ideias relevantes, como "Natal", "Páscoa", "Dia das Bruxas" etc.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Distribua revistas ou jornais antigos para os alunos buscarem informações sobre as celebrações e feriados que escolheram. Cada grupo deve encontrar informações interessantes e relevantes sobre a celebração ou feriado escolhido que servirão como fundamentos para o mapa conceitual.

  4. Etapa 4 - Construção do mapa conceitual

    Com base nas informações coletadas, os alunos devem começar a preencher o mapa conceitual que criaram na etapa anterior, desenvolvendo suas sub-ideias e explorando profundamente o tema. Eles devem trabalhar juntos e, se necessário, pedir ajuda para o professor.

  5. Etapa 5 - Exposição dos mapas conceituais

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma, compartilhando as informações que coletaram e discutindo com seus colegas. Você deve incentivar o debate e o compartilhamento de ideias.

  6. Etapa 6 - Reforço do vocabulário

    Durante a apresentação dos mapas conceituais, é importante que você faça correções e aprimore o vocabulário dos alunos, enriquecendo o entendimento das celebrações e feriados estudados.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    A aula pode ser finalizada com uma atividade reflexiva, na qual cada aluno deve escrever uma frase ou uma palavra que melhor defina o que aprenderam na aula sobre Celebrations and Holidays.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros)".
  • Estimular a criatividade e a memória dos alunos.
  • Incentivar o aprendizado entre pares e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa do aluno em todas as etapas da aula.
  • Habilidade em construir mapas conceituais com informações precisas e relevantes.
  • Processo de pesquisa e construção do mapa conceitual demonstrando compreensão do tema selecionado.
  • Uso correto do vocabulário e gramática.

Ações do professor

  • Motivar e engajar os alunos no processo de aprendizagem.
  • Instruir e fornecer material de apoio para pesquisa.
  • Proporcionar feedback e correção de erros.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas da aula.
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
  • Fazer perguntas e buscar informações relevantes.
  • Apresentar seus mapas conceituais com clareza e precisão.