Aula sobre Celebrations And Holidays Festividades E Feriados
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Introduza o tema por meio de perguntas, como: "O que é um feriado?" "Quais feriados vocês conhecem?" "Por que é importante saber sobre diferentes celebrações e tradições?".
Faça uma lista no quadro e peça que os alunos criem uma porcentagem das celebrações listadas.
Etapa 1 - Jogo de Tabuleiro
Divida a classe em grupos. Cada grupo deve criar um jogo de tabuleiro com dicas de perguntas e ações relacionadas às celebrações e feriados. A ideia é criar um jogo que outros grupos possam jogar e aprender ao mesmo tempo. Permita que os alunos pesquisem sobre diferentes celebrações e feriados. Dê a cada grupo uma folha de papel para desenhar o jogo de tabuleiro e crie os cards para as perguntas e ações.Etapa 2 - Planejamento
Peça que cada grupo planeje sua jogabilidade. Eles devem ter em mente o número de jogadores e o tempo que vão levar para jogar o jogo. Eles também devem pensar em como os jogadores podem ganhar ou perder.Etapa 3 - Criação dos Jogos
Disponibilize materiais de arte para que os grupos criem seus jogos de tabuleiro. Eles podem usar canetas coloridas para desenhar o tabuleiro, dados e pinos.Etapa 4 - Apresentação e Jogo
Peça que cada grupo apresente seu jogo para a classe. Eles devem dar instruções claras sobre como jogar o jogo e mostrar as perguntas e ações. Depois da apresentação, os grupos podem jogar um com o outro e aprender sobre diferentes celebrações e feriados.Etapa 5 - Feedback
Após o jogo, peça que os alunos avaliem e deem feedback sobre os jogos de tabuleiro. Eles devem pensar em como melhorar os jogos para serem ainda mais educativos.Etapa 6 - Compartilhar
A ideia é que cada grupo compartilhe um conjunto de suas perguntas e respostas com a turma, para que todos possam aprender e adquirir um repertório lexical relativo a temas familiares.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de comunicação em inglês.
- Expandir o vocabulário relacionado a diferentes celebrações e feriados.
- Desenvolver habilidades de colaboração em grupo.
Critérios de avaliação
- Conhecimento sobre diferentes celebrações e feriados.
- Criatividade na criação do jogo de tabuleiro.
- Habilidade de comunicação em inglês.
Ações do professor
- Introduzir o tema por meio de perguntas que levam a uma reflexão dos alunos.
- Auxiliar na elaboração das perguntas e ações dos jogos.
- Fazer a mediação da atividade de forma clara e objetiva.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre diferentes celebrações e feriados.
- Colaborar com o grupo na criação do jogo de tabuleiro.
- Apresentar o jogo criado e participar do jogo dos outros grupos.