Aula sobre Celebrations And Holidays Festividades E Feriados

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Introduza o tema por meio de perguntas, como: "O que é um feriado?" "Quais feriados vocês conhecem?" "Por que é importante saber sobre diferentes celebrações e tradições?".

Faça uma lista no quadro e peça que os alunos criem uma porcentagem das celebrações listadas.


  1. Etapa 1 - Jogo de Tabuleiro

    Divida a classe em grupos. Cada grupo deve criar um jogo de tabuleiro com dicas de perguntas e ações relacionadas às celebrações e feriados. A ideia é criar um jogo que outros grupos possam jogar e aprender ao mesmo tempo. Permita que os alunos pesquisem sobre diferentes celebrações e feriados. Dê a cada grupo uma folha de papel para desenhar o jogo de tabuleiro e crie os cards para as perguntas e ações.

  2. Etapa 2 - Planejamento

    Peça que cada grupo planeje sua jogabilidade. Eles devem ter em mente o número de jogadores e o tempo que vão levar para jogar o jogo. Eles também devem pensar em como os jogadores podem ganhar ou perder.

  3. Etapa 3 - Criação dos Jogos

    Disponibilize materiais de arte para que os grupos criem seus jogos de tabuleiro. Eles podem usar canetas coloridas para desenhar o tabuleiro, dados e pinos.

  4. Etapa 4 - Apresentação e Jogo

    Peça que cada grupo apresente seu jogo para a classe. Eles devem dar instruções claras sobre como jogar o jogo e mostrar as perguntas e ações. Depois da apresentação, os grupos podem jogar um com o outro e aprender sobre diferentes celebrações e feriados.

  5. Etapa 5 - Feedback

    Após o jogo, peça que os alunos avaliem e deem feedback sobre os jogos de tabuleiro. Eles devem pensar em como melhorar os jogos para serem ainda mais educativos.

  6. Etapa 6 - Compartilhar

    A ideia é que cada grupo compartilhe um conjunto de suas perguntas e respostas com a turma, para que todos possam aprender e adquirir um repertório lexical relativo a temas familiares.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comunicação em inglês.
  • Expandir o vocabulário relacionado a diferentes celebrações e feriados.
  • Desenvolver habilidades de colaboração em grupo.

Critérios de avaliação

  • Conhecimento sobre diferentes celebrações e feriados.
  • Criatividade na criação do jogo de tabuleiro.
  • Habilidade de comunicação em inglês.

Ações do professor

  • Introduzir o tema por meio de perguntas que levam a uma reflexão dos alunos.
  • Auxiliar na elaboração das perguntas e ações dos jogos.
  • Fazer a mediação da atividade de forma clara e objetiva.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre diferentes celebrações e feriados.
  • Colaborar com o grupo na criação do jogo de tabuleiro.
  • Apresentar o jogo criado e participar do jogo dos outros grupos.