Aula sobre Celebrations And Holidays Festividades E Feriados
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Nesta atividade, os alunos vão aprender sobre algumas das festividades e feriados mais comuns em países que falam inglês, como o Halloween, o Carnaval e o Natal. Eles vão aprender vocabulário relacionado a essas datas comemorativas e utilizar esse conhecimento para avaliar a importância desses eventos em suas próprias vidas.
Etapa 1 - Preparação
Separe algumas cartolinas em branco para serem usadas no final da atividade e preparar um pequeno texto sobre cada festividade ou feriado a ser estudado. O material será exposto em diferentes estações pela sala, que serão rotacionadas pelos alunos a cada 10 minutos.Etapa 2 - Introdução
Explique brevemente o que são festividades e feriados e apresente algumas das festas mais comuns em países de língua inglesa, destacando a importância cultural e histórica de cada uma delas.Etapa 3 - Rotação por estações
Os alunos, em grupos, vão rotacionar por estações onde serão apresentados textos curtos sobre o Halloween, o Carnaval e o Natal. Em cada estação, os alunos devem preencher um quadro com palavras ou expressões-chave relacionadas àquela festividade, que será disponibilizado pelo professor.Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs
Ao final de cada estação, os alunos devem criar um modelo dos 3 Qs em uma cartolina, preenchendo com os campos “Que bom” (o que eles gostaram na festividade), “Que pena” (o que eles não gostaram) e “Que tal” (o que eles mudariam ou acrescentariam na festividade).Etapa 5 - Apresentação
Na última etapa da atividade, os grupos apresentam suas cartolinas, explicando os pontos positivos e negativos de cada festividade ou feriado e discutir as sugestões dadas no campo "Que tal".Etapa 6 - Revisão
Faça o fechamento da atividade, revisando o vocabulário trabalhado e incentivando os alunos a utilizarem o que aprenderam em outros contextos.Etapa 7 - Avaliação
Avalie os alunos por meio de uma rubrica que considere a participação do aluno na rotação por estações, a criação do modelo dos 3 Qs e a apresentação das cartolinas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver o vocabulário relacionado a festividades e feriados em inglês;
- Incentivar a prática da língua inglesa de forma lúdica e criativa;
- Trabalhar a habilidade de compreensão oral e escrita em inglês;
- Estimular a participação ativa dos alunos em atividades em grupo;
- Desenvolver a capacidade de avaliação crítica do próprio trabalho.
Critérios de avaliação
- Participação dos alunos na atividade em grupo;
- Uso adequado do vocabulário em inglês nas avaliações;
- Criatividade e originalidade na criação do modelo dos 3 Qs;
- Comprometimento e dedicação do aluno na realização da atividade;
- Compreensão oral e escrita adequada para a faixa etária.
Ações do professor
- Preparar o material para a atividade;
- Explicar o objetivo da aula e o que será estudado;
- Monitorar a atividade e auxiliar os alunos em possíveis dificuldades;
- Fazer o fechamento da atividade e revisar o vocabulário trabalhado;
- Avaliar os alunos de acordo com a rubrica estabelecida.
Ações do aluno
- Participar ativamente da rotação por estações;
- Preencher corretamente o quadro de palavras ou expressões-chave em cada estação;
- Criar o modelo dos 3 Qs;
- Apresentar as cartolinas com as avaliações das festividades e feriados;
- Participar das discussões em grupo e respeitar as opiniões dos colegas.