Aula sobre Celebrations And Holidays Festividades E Feriados

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Inicie a aula fazendo uma roda de conversa com os alunos para descobrir quais são as celebrações e feriados mais importantes para eles e para suas famílias. Em seguida, apresente um vídeo ou fotos que mostrem algumas celebrações e feriados típicos do Reino Unido, dos Estados Unidos e de outros países de língua inglesa.


  1. Etapa 1 - Contextualização

    Inicie a aula fazendo uma roda de conversa com os alunos para descobrir quais são as celebrações e feriados mais importantes para eles e para suas famílias. Em seguida, apresente um vídeo ou fotos que mostrem algumas celebrações e feriados típicos do Reino Unido, dos Estados Unidos e de outros países de língua inglesa.

  2. Etapa 2 - - Compreensão oral

    Divida os alunos em grupos de 3 ou 4 e entregue a cada grupo um texto curto sobre uma celebração ou feriado em inglês. Peça que os alunos leiam o texto em voz alta e discutam em grupo as informações mais importantes. Em seguida, cada grupo deve apresentar para a turma o que aprendeu.

  3. Etapa 3 - Produção escrita

    Distribua para os alunos folhas de papel e peça que criem um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal. Em seguida, explique que esse modelo será utilizado como uma ferramenta de avaliação dos estudantes sobre a atividade que será desenvolvida.

  4. Etapa 4 - Sala de aula invertida

    Antes da aula, prepare um conjunto de atividades que possam ser realizadas pelos alunos em casa, como assistir a um vídeo sobre uma celebração ou feriado em inglês, pesquisar sobre um feriado em particular, criar uma apresentação em PowerPoint sobre um feriado etc. Peça que os alunos realizem essas atividades em casa.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Na aula seguinte, peça que os alunos se reúnam em grupos para discutir as atividades que realizaram em casa e compartilhar as informações que encontraram. Cada grupo deve apresentar para a turma o que aprendeu sobre a celebração ou feriado que pesquisou.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Encerre a aula fazendo uma reflexão com os alunos sobre o que aprenderam sobre as celebrações e feriados em inglês. Peça que utilizem o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e compartilhar suas opiniões com a turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Ampliar o repertório lexical dos alunos em relação a celebrações e feriados em língua inglesa.
  • Desenvolver habilidades de compreensão oral e escrita em inglês.
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos na aprendizagem da língua inglesa.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Capacidade dos alunos de ler, compreender e apresentar informações em inglês.
  • Uso adequado da ferramenta de avaliação Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e compartilhar opiniões sobre o tema.

Ações do professor

  • Selecionar materiais adequados para a contextualização da aula.
  • Preparar as atividades de sala de aula invertida para as turmas.
  • Facilitar a discussão em grupo e encorajar a participação ativa dos alunos.

Ações do aluno

  • Ler, compreender e apresentar informações sobre celebrações e feriados em inglês.
  • Realizar as atividades propostas em casa.
  • Utilizar adequadamente a ferramenta de avaliação Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e compartilhar opiniões sobre o tema.