Aula sobre Celula Procariota X Celula Eucariota

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A célula é a unidade básica de todos os seres vivos, e pode ser classificada em dois tipos: procariota e eucariota. As células procariotas são mais simples e encontradas em bactérias, enquanto as células eucariotas são mais complexas e encontradas em animais, plantas e fungos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema "Célula procariota X Célula eucariota" e explique a importância do estudo das células para a compreensão da vida. É interessante contar a história da descoberta das células e as perguntas que essa descoberta suscitou.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo deve pesquisar sobre as características das células procariotas e eucariotas e como elas diferem uma da outra. Disponibilize livros, materiais impressos e recursos digitais para a pesquisa.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada grupo deve discutir e organizar as informações coletadas, criando um esquema ou mapa mental que destaque as principais diferenças entre as células procariotas e eucariotas.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar seu esquema ou mapa mental ao restante da turma, explicando as principais diferenças entre as células procariotas e eucariotas.

  5. Etapa 5 - Avaliação por pares

    Cada grupo deve avaliar o trabalho dos outros grupos, utilizando um template de avaliação por pares fornecido e explicado.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conduza uma discussão em conjunto com a turma sobre as principais diferenças entre as células procariotas e eucariotas, explorando as diferentes visões apresentadas pelos grupos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e organização de informações;
  • Estimular a colaboração e o trabalho em equipe;
  • Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar sua importância;
  • Dividir a turma em grupos;
  • Fornecer materiais impressos e recursos digitais para a pesquisa;
  • Conduzir a avaliação por pares;
  • Conduzir a discussão final.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre as células procariotas e eucariotas;
  • Organizar as informações coletadas;
  • Apresentar o esquema ou mapa mental;
  • Avaliar o trabalho dos outros grupos;
  • Participar da discussão final.