Aula sobre Celula Procariota X Celula Eucariota

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


As células são a unidade básica da vida e são responsáveis por todas as funções vitais dos seres vivos. Existem dois tipos principais de células: as células procariotas e as células eucariotas. As células procariotas são mais simples e encontradas em organismos unicelulares, enquanto as células eucariotas são mais complexas e encontradas em organismos multicelulares.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema "Célula procariota X Célula eucariota" e explicar as diferenças entre os dois tipos de células. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de quatro ou cinco pessoas e irão receber uma folha de papel A4 dividida em oito partes.

  3. Etapa 3 - Pesquisa e criação

    Cada grupo irá pesquisar sobre um sugerido subtópico relacionado ao tema, como a estrutura da célula, a função das organelas, a reprodução celular, descoberta da célula, microscopia, diferenças entre as células entre outros. Com base nas informações coletadas, os alunos irão criar um desenho ou ilustração para cada parte da folha de papel A4, explicando o subtópico de forma clara e objetiva.

  4. Etapa 4 - Montagem da fanzine

    Os grupos irão juntar as partes da folha de papel A4 para formar uma fanzine sobre o tema. Eles podem usar canetas coloridas, recortes de revistas ou qualquer outro material que desejarem para tornar a fanzine mais atraente e interessante.

  5. Etapa 5 - Apresentação das fanzines

    Os grupos irão apresentar suas fanzines para a turma, explicando os subtópicos de forma clara e objetiva. Os outros alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após todas as apresentações, a turma irá discutir em grupo sobre o que foi aprendido e as principais diferenças entre as células procariotas e eucariotas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando os principais pontos aprendidos, incentivando os alunos a continuar pesquisando sobre o tema e destacando a importância das células para a vida.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos".
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos através da criação da fanzine.
  • Incentivar o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Clareza e objetividade na explicação dos subtópicos.
  • Criatividade na elaboração da fanzine.
  • Participação ativa no trabalho em grupo.
  • Coerência e consistência nas informações apresentadas.
  • Capacidade de tirar dúvidas e responder perguntas dos colegas.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva o tema e os subtópicos.
  • Orientar os alunos na pesquisa e criação da fanzine.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Tirar dúvidas e responder perguntas dos alunos.
  • Concluir a aula reforçando os principais pontos aprendidos.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre o subtópico designado.
  • Criar ilustrações claras e objetivas para cada parte da folha de papel A4.
  • Participar ativamente do trabalho em grupo.
  • Apresentar a fanzine para a turma.
  • Tirar dúvidas e fazer perguntas para os colegas durante as apresentações.