Aula sobre Celula Procariota X Celula Eucariota
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
A aula de Ciências sobre "Célula procariota X Célula eucariota" tem como objetivo apresentar aos alunos a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos. É importante contextualizar o tema, mostrando aos alunos exemplos práticos de como as células estão presentes no cotidiano, como na produção de alimentos, na medicina e na biotecnologia.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema "Célula procariota X Célula eucariota" para os alunos, fazendo uma breve introdução sobre a organização básica das células e suas diferenças.Etapa 2 - Formação dos grupos
Forme grupos de 3 a 4 alunos e solicitará que escolham um tema relacionado às células para apresentar aos colegas.“Vocês são cientistas e acharam DNA de bactéria em mitocôndrias e cloroplastos, o que isso pode querer dizer? Sabemos que células eucariontes se alimentam de outras células, se essas organelas, na verdade, são possíveis presas, o que elas estão fazendo em seu interior vivas?”.
Etapa 3 - Resolução do problema
Cada grupo deverá resolver o problema e apresentar para a turma.Etapa 4 - Levantamento de dados
Os alunos deverão pesquisar sobre o problema identificado, utilizando fontes diversas, como livros, artigos científicos e entrevistas com pessoas reais.Etapa 5 - Comparação
Com base nos dados levantados, os grupos deverão comparar sua solução proposta e o que foi encontrado.Etapa 6 - Encerramento
Encerre a aula contando a história e como as bactérias foram parar dentro das células e preenchendo possíveis lacunas deixadas pelos alunos..
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar a organização básica das células;
- Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos;
- Promover a pesquisa e a utilização de fontes diversas;
- Desenvolver a criatividade e o senso crítico dos alunos;
- Estimular a aplicação dos conhecimentos adquiridos em situações reais do cotidiano.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
- Qualidade e coerência das informações apresentadas nos infográficos;
- Coerência e clareza na apresentação do problema e das soluções propostas;
- Utilização adequada das fontes de pesquisa;
- Trabalho em equipe e cooperação entre os alunos.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e didática;
- Orientar os grupos na escolha do tema e na identificação do problema;
- Estimular a pesquisa e a utilização de fontes diversas pelos alunos;
- Acompanhar e orientar os grupos durante o desenvolvimento das atividades;
- Avaliar a participação e o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Escolher um tema relacionado às células para apresentar aos colegas;
- Identificar um problema relacionado ao tema escolhido;
- Pesquisar sobre o problema utilizando fontes diversas;
- Analisar o contexto do problema e apresentar possíveis soluções.