Aula sobre Celula Procariota X Celula Eucariota

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A aula de Ciências sobre "Célula procariota X Célula eucariota" tem como objetivo apresentar aos alunos a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos. É importante contextualizar o tema, mostrando aos alunos exemplos práticos de como as células estão presentes no cotidiano, como na produção de alimentos, na medicina e na biotecnologia.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Célula procariota X Célula eucariota" para os alunos, fazendo uma breve introdução sobre a organização básica das células e suas diferenças.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Forme grupos de 3 a 4 alunos e solicitará que escolham um tema relacionado às células para apresentar aos colegas.

    “Vocês são cientistas e acharam DNA de bactéria em mitocôndrias e cloroplastos, o que isso pode querer dizer? Sabemos que células eucariontes se alimentam de outras células, se essas organelas, na verdade, são possíveis presas, o que elas estão fazendo em seu interior vivas?”.


  3. Etapa 3 - Resolução do problema

    Cada grupo deverá resolver o problema e apresentar para a turma.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os alunos deverão pesquisar sobre o problema identificado, utilizando fontes diversas, como livros, artigos científicos e entrevistas com pessoas reais.

  5. Etapa 5 - Comparação

    Com base nos dados levantados, os grupos deverão comparar sua solução proposta e o que foi encontrado.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Encerre a aula contando a história e como as bactérias foram parar dentro das células e preenchendo possíveis lacunas deixadas pelos alunos..

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar a organização básica das células;
  • Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos;
  • Promover a pesquisa e a utilização de fontes diversas;
  • Desenvolver a criatividade e o senso crítico dos alunos;
  • Estimular a aplicação dos conhecimentos adquiridos em situações reais do cotidiano.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
  • Qualidade e coerência das informações apresentadas nos infográficos;
  • Coerência e clareza na apresentação do problema e das soluções propostas;
  • Utilização adequada das fontes de pesquisa;
  • Trabalho em equipe e cooperação entre os alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e didática;
  • Orientar os grupos na escolha do tema e na identificação do problema;
  • Estimular a pesquisa e a utilização de fontes diversas pelos alunos;
  • Acompanhar e orientar os grupos durante o desenvolvimento das atividades;
  • Avaliar a participação e o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Escolher um tema relacionado às células para apresentar aos colegas;
  • Identificar um problema relacionado ao tema escolhido;
  • Pesquisar sobre o problema utilizando fontes diversas;
  • Analisar o contexto do problema e apresentar possíveis soluções.