Aula sobre Celula Procariota X Celula Eucariota
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A célula é a unidade básica da vida e possui diferentes tipos de organização. Nesta aula, vamos aprender sobre as diferenças entre células procariotas e eucariotas. As células procariotas são encontradas em bactérias e cianobactérias, enquanto as células eucariotas são encontradas em animais, plantas, fungos e protistas.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando sobre as células e suas diferenças, mostrando imagens e exemplos práticos. Em seguida, apresentará a metodologia MDC e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Formação dos grupos
Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor e grupo opositor.Cada um dos grupos deve formular com base nas características celulares o primeiro ser vivo provável e defendê-lo. Farão isso escolhendo as características que considerarem mais cabíveis a ele: se era autotrófico ou heterotrófico, procarionte ou eucarionte. Preferencialmente que escolham caminhos diferentes.
Etapa 3 - Preparação dos grupos
Cada grupo (defensor e opositor) terá um tempo para preparar seus argumentos e pesquisas sobre o primeiro ser vivo ideal. A banca julgadora irá se preparar para avaliar os argumentos apresentados.Etapa 4 - Debate
Os grupos defensor e opositor terão um tempo para apresentar seus argumentos e refutar os argumentos do outro grupo. A banca julgadora irá avaliar os argumentos apresentados e dar a sua opinião.Etapa 5 - Conclusão
Encerre a aula fazendo uma síntese dos argumentos apresentados e destacando os principais pontos da discussão.Etapa 6 - Tarefa de casa (opcional)
Deixe uma tarefa de casa para os alunos, como pesquisar mais sobre a organização das células e como elas se relacionam com outros seres vivos ou comunicação entre células e pluricelularidade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar a organização básica das células.
- Estimular o pensamento crítico e a argumentação dos alunos.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa e colaboração dos alunos.
- Argumentação clara e fundamentada dos grupos defensor e opositor.
- Avaliação justa e coerente da banca julgadora.
Ações do professor
- Apresentar de forma clara e objetiva as diferenças entre as células procariotas e eucariotas.
- Estimular a participação ativa dos alunos durante todo o processo da metodologia MDC.
- Avaliar de forma justa e coerente a argumentação dos grupos e a avaliação da banca julgadora.
Ações do aluno
- Participar ativamente da metodologia MDC, apresentando argumentos claros e fundamentados.
- Colaborar com o grupo e respeitar as opiniões dos colegas.
- Avaliar de forma justa e coerente a argumentação do outro grupo e a avaliação da banca julgadora.