Aula sobre Celula Procariota X Celula Eucariota

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A célula é a unidade básica da vida e possui diferentes tipos de organização. Nesta aula, vamos aprender sobre as diferenças entre células procariotas e eucariotas. As células procariotas são encontradas em bactérias e cianobactérias, enquanto as células eucariotas são encontradas em animais, plantas, fungos e protistas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando sobre as células e suas diferenças, mostrando imagens e exemplos práticos. Em seguida, apresentará a metodologia MDC e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor e grupo opositor.

    Cada um dos grupos deve formular com base nas características celulares o primeiro ser vivo provável e defendê-lo. Farão isso escolhendo as características que considerarem mais cabíveis a ele: se era autotrófico ou heterotrófico, procarionte ou eucarionte. Preferencialmente que escolham caminhos diferentes.


  3. Etapa 3 - Preparação dos grupos

    Cada grupo (defensor e opositor) terá um tempo para preparar seus argumentos e pesquisas sobre o primeiro ser vivo ideal. A banca julgadora irá se preparar para avaliar os argumentos apresentados.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos defensor e opositor terão um tempo para apresentar seus argumentos e refutar os argumentos do outro grupo. A banca julgadora irá avaliar os argumentos apresentados e dar a sua opinião.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Encerre a aula fazendo uma síntese dos argumentos apresentados e destacando os principais pontos da discussão.

  6. Etapa 6 - Tarefa de casa (opcional)

    Deixe uma tarefa de casa para os alunos, como pesquisar mais sobre a organização das células e como elas se relacionam com outros seres vivos ou comunicação entre células e pluricelularidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar a organização básica das células.
  • Estimular o pensamento crítico e a argumentação dos alunos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaboração dos alunos.
  • Argumentação clara e fundamentada dos grupos defensor e opositor.
  • Avaliação justa e coerente da banca julgadora.

Ações do professor

  • Apresentar de forma clara e objetiva as diferenças entre as células procariotas e eucariotas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante todo o processo da metodologia MDC.
  • Avaliar de forma justa e coerente a argumentação dos grupos e a avaliação da banca julgadora.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da metodologia MDC, apresentando argumentos claros e fundamentados.
  • Colaborar com o grupo e respeitar as opiniões dos colegas.
  • Avaliar de forma justa e coerente a argumentação do outro grupo e a avaliação da banca julgadora.