Aula sobre Celula Procariota X Celula Eucariota

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A célula é a unidade básica de todos os seres vivos. Ela é responsável por realizar todas as funções vitais, como respiração, nutrição e reprodução. Existem dois tipos de células: as procariontes e as eucariontes. As células procariontes são mais simples e encontradas em seres unicelulares, como bactérias. Já as células eucariontes são mais complexas e encontradas em seres pluricelulares, como animais e plantas. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as diferenças entre as células procariontes e eucariontes, por meio da metodologia ativa de rotação por estações.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    O professor irá introduzir o tema, apresentando a diferença entre as células procariontes e eucariontes. Ele irá explicar que as células procariontes são mais simples e que as eucariontes são mais complexas e desenvolvidas. Utilize imagens e animações para ilustrar as diferenças entre as células.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Modelagem de células

    Nessa estação, os alunos irão modelar células procariontes e eucariontes, utilizando massinha de modelar ou argila. Disponibilize materiais como palitos de dente e canudos para que os alunos possam simular as organelas celulares. Os alunos deverão identificar as principais diferenças entre as células procariontes e eucariontes.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Vídeo explicativo

    Nessa estação, os alunos irão assistir a um vídeo explicativo sobre as células procariontes e eucariontes. Disponibilize o vídeo previamente e os alunos deverão assistir e anotar as principais diferenças entre as células. Após a exibição do vídeo, os alunos irão discutir em grupo sobre o que foi apresentado.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Jogo da memória

    Nessa estação, os alunos irão jogar um jogo da memória com imagens de células procariontes e eucariontes. Disponibilize as imagens e os alunos deverão identificar as diferenças entre as células. O jogo da memória irá permitir que os alunos fixem melhor as informações apresentadas nas outras estações.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Ao final das três estações, os alunos irão se reunir em grupos para discutir sobre as diferenças entre as células procariontes e eucariontes. Medie a discussão, incentivando os alunos a compartilharem suas ideias e dúvidas. Os alunos irão apresentar para a turma as principais diferenças entre as células.

  6. Etapa 6 - Atividade de fixação

    Para finalizar a aula, os alunos irão realizar uma atividade de fixação sobre o tema. Disponibilize uma lista de exercícios com questões sobre as células procariontes e eucariontes. Os alunos irão responder às questões individualmente e o professor irá corrigir em sala de aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de observação, trabalho em grupo e análise dos alunos;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos;
  • Promover a interação entre os alunos;
  • Fixar os conceitos aprendidos sobre células procariontes e eucariontes.

Critérios de avaliação

  • Participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas;
  • Clareza na apresentação das diferenças entre as células procariontes e eucariontes;
  • Habilidade dos alunos em reconhecer as diferenças entre as células;
  • Qualidade da atividade de fixação realizada pelos alunos;
  • Coerência entre as respostas dos alunos e o conteúdo apresentado.

Ações do professor

  • Preparar as atividades e materiais necessários para as estações;
  • Mediar as discussões em grupo;
  • Esclarecer dúvidas dos alunos;
  • Corrigir a atividade de fixação;
  • Estimular a participação e envolvimento dos alunos nas atividades.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas;
  • Demonstrar habilidade em identificar as diferenças entre as células procariontes e eucariontes;
  • Realizar a atividade de fixação com atenção e dedicação;
  • Participar das discussões em grupo e compartilhar ideias e dúvidas.