Aula sobre Celula Procariota X Celula Eucariota
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
As células são unidades básicas e fundamentais que compõem todos os seres vivos. Dependendo da sua forma de organização, podemos classificá-las em procariontes ou eucariontes. As células procariotas são mais simples, enquanto as eucariotas são mais complexas e possuem uma série de organelas que desempenham funções específicas. Vamos utilizar a metodologia de Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos. Isso permitirá que eles se aprofundem no assunto e entendam melhor as características de cada tipo de célula.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema em sala de aula, utilizando exemplos práticos para que os alunos entendam a importância das células na vida dos seres vivos. Você pode, caso seja possível, mostrar imagens de células animais e vegetais ou observá-las em microscópio. É possível também falar sobre bactérias, que possuem células procariontes, e são importantes para a saúde e para o meio ambiente.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos devem realizar uma breve pesquisa, por meio de textos, vídeos e outros recursos indicados. Eles devem anotar as principais informações e dúvidas que surgirem.Etapa 3 - Montagem do mapa conceitual
Os alunos devem montar um mapa conceitual com uma ideia central e sub-ideias para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os estudantes na construção do mapa e responda possíveis dúvidas.Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias.Etapa 5 - Discussão
Conduza uma breve discussão para os alunos falarem sobre seus aprendizados. Estimule a participação de todos. É importante ressaltar que o conhecimento sobre as células é fundamental para compreendermos a biologia e a fisiologia dos seres vivos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.
- Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos na construção do mapa conceitual.
- Promover a interação e a troca de informações entre os alunos, por meio da discussão em grupo.
- Diferenciar os tipos celulares
Critérios de avaliação
- Compreensão do tema e das diferenças entre as células procariotas e eucariotas.
- Qualidade do mapa conceitual, com ideias centrais e sub-ideias claras e bem definidas.
- Participação e contribuição nas discussões em grupo.
- Realização da atividade prática proposta.
- Desempenho na avaliação escrita.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos na construção do mapa conceitual.
- Estimular a participação e a troca de informações entre os alunos.
- Avaliar o desempenho dos alunos de forma justa e objetiva.
- Propor atividades práticas e didáticas que auxiliem na compreensão do tema.
Ações do aluno
- Realizar pesquisa, por meio de textos, vídeos e outros recursos.
- Participar ativamente na construção do mapa conceitual e nas discussões em grupo.
- Realizar a atividade prática proposta.
- Tirar dúvidas com o professor e com os colegas.
- Demonstrar compreensão do tema por meio de uma avaliação escrita.