Aula sobre Celula Procariota X Celula Eucariota

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


As células são unidades básicas e fundamentais que compõem todos os seres vivos. Dependendo da sua forma de organização, podemos classificá-las em procariontes ou eucariontes. As células procariotas são mais simples, enquanto as eucariotas são mais complexas e possuem uma série de organelas que desempenham funções específicas. Vamos utilizar a metodologia de Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos. Isso permitirá que eles se aprofundem no assunto e entendam melhor as características de cada tipo de célula.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema em sala de aula, utilizando exemplos práticos para que os alunos entendam a importância das células na vida dos seres vivos. Você pode, caso seja possível, mostrar imagens de células animais e vegetais ou observá-las em microscópio. É possível também falar sobre bactérias, que possuem células procariontes, e são importantes para a saúde e para o meio ambiente.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos devem realizar uma breve pesquisa, por meio de textos, vídeos e outros recursos indicados. Eles devem anotar as principais informações e dúvidas que surgirem.

  3. Etapa 3 - Montagem do mapa conceitual

    Os alunos devem montar um mapa conceitual com uma ideia central e sub-ideias para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os estudantes na construção do mapa e responda possíveis dúvidas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Conduza uma breve discussão para os alunos falarem sobre seus aprendizados. Estimule a participação de todos. É importante ressaltar que o conhecimento sobre as células é fundamental para compreendermos a biologia e a fisiologia dos seres vivos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos na construção do mapa conceitual.
  • Promover a interação e a troca de informações entre os alunos, por meio da discussão em grupo.
  • Diferenciar os tipos celulares

Critérios de avaliação

  • Compreensão do tema e das diferenças entre as células procariotas e eucariotas.
  • Qualidade do mapa conceitual, com ideias centrais e sub-ideias claras e bem definidas.
  • Participação e contribuição nas discussões em grupo.
  • Realização da atividade prática proposta.
  • Desempenho na avaliação escrita.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na construção do mapa conceitual.
  • Estimular a participação e a troca de informações entre os alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos de forma justa e objetiva.
  • Propor atividades práticas e didáticas que auxiliem na compreensão do tema.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa, por meio de textos, vídeos e outros recursos.
  • Participar ativamente na construção do mapa conceitual e nas discussões em grupo.
  • Realizar a atividade prática proposta.
  • Tirar dúvidas com o professor e com os colegas.
  • Demonstrar compreensão do tema por meio de uma avaliação escrita.