Aula sobre Celulas

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


As células são as unidades estruturais e funcionais dos seres vivos, essenciais para a manutenção da vida. Elas são responsáveis por realizar todas as funções necessárias para a sobrevivência dos organismos, como a produção de energia, a síntese de proteínas, a realização de trocas gasosas, entre outras. As células podem ser encontradas em diversos lugares, como nas plantas, nos animais e em microorganismos. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar uma fanzine sobre células utilizando a metodologia ativa Cultura Maker, onde poderão expressar sua criatividade e aprender de forma lúdica e divertida.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e os objetivos da atividade. Em seguida, os alunos farão uma roda de conversa para compartilhar o que já sabem sobre células e suas funções.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos e escolha dos subtópicos

    Os alunos serão divididos em grupos de até 4 pessoas. Cada grupo deverá escolher um subtópico relacionado ao tema das células, como por exemplo, células animais e vegetais, organelas celulares, mitose e meiose, entre outros.

  3. Etapa 3 - Pesquisa e produção de conteúdo

    Cada grupo deverá realizar uma pesquisa sobre o subtópico escolhido e produzir um conteúdo para a fanzine. O conteúdo deve ser apresentado de forma criativa, com ilustrações e textos explicativos.

  4. Etapa 4 - Montagem da fanzine

    Os alunos deverão dividir a folha de papel A4 em 8 partes e montar a fanzine com o conteúdo produzido. Eles podem utilizar materiais como canetinhas, lápis de cor, tesoura e cola para dar vida à sua criação.

  5. Etapa 5 - Apresentação das fanzines

    Os grupos apresentarão suas fanzines para a turma e explicarão o conteúdo produzido. Incentive a interação entre os grupos, para que eles possam aprender uns com os outros.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Para finalizar a aula, os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam e como a metodologia ativa Cultura Maker ajudou na compreensão do tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos na produção da fanzine.
  • Promover a interação e o trabalho em equipe entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Clareza e objetividade na apresentação do conteúdo.
  • Criatividade na elaboração da fanzine.
  • Participação e colaboração em grupo.

Ações do professor

  • Orientar e acompanhar os alunos na pesquisa e produção de conteúdo.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Incentivar a interação e a troca de conhecimentos entre os grupos.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre o subtópico escolhido.
  • Produzir conteúdo criativo e ilustrativo para a fanzine.
  • Apresentar o conteúdo de forma clara e objetiva para a turma.