Aula sobre Celulas

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


As células são as unidades básicas de todos os seres vivos, desde as bactérias até os seres humanos. Elas são responsáveis por realizar todas as funções vitais, como a respiração, a digestão e a reprodução. Além disso, as células são responsáveis por manter a integridade e a estrutura dos organismos. A metodologia utilizada nesta aula será o Design Sprint, que é uma forma de estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos. Eles irão criar um template de Design Sprint com 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar o tema "Células".

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que são células e como elas são importantes para o funcionamento dos seres vivos. Em seguida, faça uma dinâmica para que os alunos possam compartilhar suas percepções sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos irão pesquisar sobre as diferentes estruturas e funções das células, como realizar as atividades metabólicas do corpo, como a produção de energia, armazenamento do código genético, etc. Forneça materiais de apoio, como livros didáticos ou artigos científicos.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos irão criar um esboço do template de Design Sprint com 5 etapas. Eles poderão utilizar ferramentas digitais ou papel e lápis para desenhar o modelo.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos irão escolher as melhores ideias e estratégias para cada etapa do template. Eles podem votar nas ideias mais interessantes ou discutir em grupo para chegar a um consenso.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os alunos irão criar um protótipo do template, utilizando recursos como cartolinas, post-its ou ferramentas digitais. Eles podem trabalhar em grupo ou individualmente.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os alunos irão testar o protótipo do template com a turma. Eles poderão apresentar o modelo e receber feedbacks dos colegas. Avalie o desempenho dos alunos nesta etapa.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e reforce a importância do tema para a compreensão da biologia e da vida dos seres vivos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos
  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e seleção de informações relevantes
  • Reforçar a importância do tema para a compreensão da biologia e da vida dos seres vivos

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas do Design Sprint
  • Qualidade do protótipo do template criado pelos alunos
  • Compreensão dos conceitos básicos sobre células e sua importância para os seres vivos

Ações do professor

  • Fornecer materiais de apoio para pesquisa sobre o tema
  • Estimular a participação ativa dos alunos em todas as etapas do Design Sprint
  • Avaliar o desempenho dos alunos em cada etapa do processo

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre as diferentes estruturas e funções das células
  • Criar um esboço do template de Design Sprint com 5 etapas
  • Selecionar as melhores ideias e estratégias para cada etapa do template