Aula sobre Celulas

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O tema "Células" é fundamental para entendermos o papel da unidade estrutural e funcional dos seres vivos. As células são as unidades básicas da vida, presentes em todos os seres vivos, desde as bactérias até os seres humanos. Elas são responsáveis por realizar todas as funções vitais, como a respiração, a digestão e a reprodução. Além disso, as células são importantes para entendermos doenças como o câncer e o envelhecimento. Nesta aula, vamos trabalhar com a metodologia ativa Estudo de Caso, que consiste em identificar problemas reais e buscar soluções para eles, aplicando o conhecimento adquirido sobre as células.

  1. Etapa 1 - Apresentação da metodologia ativa Estudo de Caso

    Apresente a metodologia ativa Estudo de Caso, explicando como ela funciona e como será aplicada na aula sobre células.

  2. Etapa 2 - Separação dos grupos e escolha do tema

    Os alunos serão separados em grupos e deverão escolher um tema relacionado às células, como a estrutura celular, a função das organelas celulares ou a divisão celular.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Cada grupo deverá identificar um problema relacionado ao tema escolhido, como a falta de informação sobre células na comunidade ou a dificuldade em entender a função de uma organela celular específica.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os grupos deverão realizar entrevistas com pessoas reais, pesquisas em livros e na internet, para coletar dados sobre o problema identificado.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Cada grupo deverá analisar os dados coletados e identificar as causas do problema, como a falta de informação sobre células na comunidade ou a falta de recursos para estudar sobre células.

  6. Etapa 6 - Comparação

    Os grupos deverão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais, como estatísticas sobre o conhecimento da população sobre células.

  7. Etapa 7 - Soluções

    Cada grupo deverá propor soluções para o problema identificado, como a criação de infográficos para disseminar a informação sobre células na comunidade.

    Atividade: Os alunos deverão criar um infográfico, preenchendo as 8 lacunas (o que é, como funciona, tipos, exemplos, curiosidades, importância, cuidados e dicas), para disseminar a informação sobre células na comunidade.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar a organização básica das células.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a pesquisa e a coleta de dados sobre um tema específico.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de comunicação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos nas atividades propostas.
  • Coleta e análise de dados sobre o tema escolhido.
  • Proposta de soluções criativas para o problema identificado.
  • Qualidade do infográfico produzido pelos alunos.
  • Habilidade dos alunos em explicar a organização básica das células.

Ações do professor

  • Apresentar a metodologia ativa Estudo de Caso.
  • Orientar os alunos na escolha do tema e na identificação do problema.
  • Auxiliar os alunos na coleta e análise de dados.
  • Estimular a criatividade e a comunicação dos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Identificar um problema relacionado ao tema escolhido.
  • Coletar e analisar dados sobre o problema identificado.
  • Propor soluções criativas para o problema identificado.
  • Criar um infográfico para disseminar a informação sobre células na comunidade.