Aula sobre Celulas

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


As células são as unidades básicas da vida, sendo responsáveis por todas as funções biológicas dos seres vivos. Elas podem ser encontradas em todas as formas de vida, desde as bactérias até as plantas e animais. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações para que os alunos possam compreender melhor a organização das células, sua estrutura e função. Os exemplos práticos e didáticos apresentados durante a aula irão ajudar os alunos a compreender como as células estão presentes em nosso cotidiano, como por exemplo, no processo de respiração e digestão.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece a aula apresentando o tema e explicando a importância das células para os seres vivos, como manter as informações metabólicas e genéticas necessárias para o pleno funcionamento do organismo. Em seguida, divida a turma em 3 grupos e explique o objetivo da atividade.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Estrutura celular

    Nesta estação, os alunos irão aprender sobre a estrutura das células e suas diferentes partes. Utilizeimagens e modelos tridimensionais para ajudar na compreensão. Os alunos também podem realizar uma atividade prática, onde irão construir modelos de células com materiais simples.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Funções celulares

    Nesta estação, os alunos irão aprender sobre as diferentes funções das células, como a respiração, digestão e reprodução. Utilize exemplos práticos e animações para ajudar na compreensão. Os alunos também podem realizar uma atividade prática, onde irão simular o processo de respiração em células.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Tipos de células

    Nesta estação, os alunos irão aprender sobre os diferentes tipos de células, como as células animais e vegetais. Utilize imagens e modelos tridimensionais para ajudar na compreensão. Os alunos também podem realizar uma atividade prática, onde irão observar células vegetais ao microscópio.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Reúna a turma novamente e pedir que os alunos compartilhem o que aprenderam em cada estação. Em seguida, deve fazer uma revisão geral do tema e esclarecer possíveis dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
  • Proporcionar aos alunos experiências práticas que reforcem a teoria apresentada.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão adequada do tema e suas diferentes partes.
  • Habilidade em explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.

Ações do professor

  • Dividir a turma em grupos e explicar a metodologia da atividade.
  • Apresentar o tema e explicar a importância das células para os seres vivos.
  • Utilizar exemplos práticos e didáticos para ajudar na compreensão do tema.
  • Esclarecer dúvidas e fazer uma revisão geral do tema no final da aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas em cada estação.
  • Observar e analisar as diferentes partes das células.
  • Simular processos como a respiração e a digestão em células.
  • Compartilhar o que foi aprendido em cada estação com a turma.