Aula sobre Celulas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


As células são as unidades básicas da vida, presentes em todos os seres vivos. Elas possuem diferentes formas e funções, mas todas são responsáveis por manter o organismo funcionando corretamente. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos. Para tornar a aula mais dinâmica, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos terão acesso prévio a materiais e vídeos sobre o tema, e em sala de aula irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e fale sobre a importância das células para a vida. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Acesso prévio

    Os alunos terão acesso a materiais e vídeos sobre o tema, disponibilizados pelo professor previamente.

  3. Etapa 3 - Criação do template

    Em sala de aula, os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal. Eles deverão preencher cada campo com informações sobre a atividade e sobre o que aprenderam sobre as células.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se dividir em grupos para discutir as informações que colocaram no template.Auxilie nas discussões e esclareça dúvidas.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar suas conclusões e o template criado para a turma.

  6. Etapa 6 - Reforço

    Reforce as informações mais importantes sobre as células e tire dúvidas que possam ter surgido durante a atividade.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos irão avaliar a atividade utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs que criaram.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo e comunicação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Qualidade da apresentação do template.
  • Compreensão do tema e capacidade de explicar a organização básica das células.
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e esclarecer dúvidas.
  • Disponibilizar materiais e vídeos sobre o tema previamente.
  • Auxiliar nas discussões em grupo e esclarecer dúvidas.
  • Reforçar as informações mais importantes sobre as células.
  • Avaliar a atividade utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do aluno

  • Acessar previamente os materiais e vídeos sobre o tema.
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs em grupo.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Apresentar o template criado para a turma.
  • Avaliar a atividade utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.