Aula sobre Celulas
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
As células são as unidades básicas da vida, presentes em todos os seres vivos. Elas possuem diferentes formas e funções, mas todas são responsáveis por manter o organismo funcionando corretamente. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos. Para tornar a aula mais dinâmica, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos terão acesso prévio a materiais e vídeos sobre o tema, e em sala de aula irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e fale sobre a importância das células para a vida. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o assunto.Etapa 2 - Acesso prévio
Os alunos terão acesso a materiais e vídeos sobre o tema, disponibilizados pelo professor previamente.Etapa 3 - Criação do template
Em sala de aula, os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal. Eles deverão preencher cada campo com informações sobre a atividade e sobre o que aprenderam sobre as células.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos irão se dividir em grupos para discutir as informações que colocaram no template.Auxilie nas discussões e esclareça dúvidas.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar suas conclusões e o template criado para a turma.Etapa 6 - Reforço
Reforce as informações mais importantes sobre as células e tire dúvidas que possam ter surgido durante a atividade.Etapa 7 - Avaliação
Os alunos irão avaliar a atividade utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs que criaram.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Desenvolver habilidades de trabalho em grupo e comunicação.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Qualidade da apresentação do template.
- Compreensão do tema e capacidade de explicar a organização básica das células.
- Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
Ações do professor
- Apresentar o tema e esclarecer dúvidas.
- Disponibilizar materiais e vídeos sobre o tema previamente.
- Auxiliar nas discussões em grupo e esclarecer dúvidas.
- Reforçar as informações mais importantes sobre as células.
- Avaliar a atividade utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do aluno
- Acessar previamente os materiais e vídeos sobre o tema.
- Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs em grupo.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Apresentar o template criado para a turma.
- Avaliar a atividade utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.