Aula sobre Censura E Repressao Na Ditadura Chilena

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A ditadura chilena é um tema importante para ser discutido em sala de aula, pois permite aos estudantes entenderem como a censura e a repressão afetaram a vida das pessoas no país durante esse período. É importante que os alunos compreendam como a ditadura foi instaurada, como ela se desenvolveu e como os movimentos de contestação surgiram e se organizaram. Para isso, a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas será utilizada, na qual os alunos criarão um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da ditadura chilena e explique como a metodologia será aplicada. Em seguida, os alunos devem ser divididos em grupos de até cinco pessoas.

  2. Etapa 2 - Definição do problema

    Cada grupo deve definir um problema relacionado ao tema da ditadura chilena que será trabalhado em seu diário de bordo. Sugira algumas questões para ajudar na definição do problema, como "Como a censura afetou a liberdade de expressão no Chile durante a ditadura?" ou "Como os movimentos de contestação se organizaram para enfrentar a repressão?".

  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Os grupos devem pesquisar e discutir alternativas para solucionar o problema definido na etapa anterior. Forneça materiais de pesquisa para ajudar os alunos, como artigos de jornais, vídeos e depoimentos de pessoas que viveram na época.

  4. Etapa 4 - Solução

    Os grupos devem apresentar a solução que encontraram para o problema definido na etapa 2. Cada grupo deve apresentar seu diário de bordo e explicar como chegou à solução proposta. Incentive a discussão entre os grupos e a troca de ideias.

  5. Etapa 5 - Reflexão

    Os alunos devem refletir sobre o que aprenderam durante a atividade e como isso se relaciona com a história do Chile e da América Latina. Incentive a discussão em grupo e a troca de ideias.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça o encerramento reforçando a importância de exercitar a memória de tragédias históricas como esta e avalie a atividade com base nos critérios definidos mais abaixo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever e analisar as experiências ditatoriais na América Latina, seus procedimentos e vínculos com o poder, em nível nacional e internacional.
  • Estimular o trabalho em grupo e a troca de ideias entre os alunos.
  • Incentivar a pesquisa e a reflexão crítica sobre a história do Chile e da América Latina.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em definir um problema relacionado ao tema da ditadura chilena.
  • Qualidade das alternativas propostas pelos grupos para solucionar o problema.
  • Capacidade dos alunos em apresentar e justificar a solução encontrada.
  • Participação ativa dos alunos durante a atividade.
  • Reflexão crítica sobre o que foi aprendido durante a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da ditadura chilena e explicar como a metodologia será aplicada.
  • Dividir os alunos em grupos e auxiliá-los na definição do problema.
  • Fornecer materiais de pesquisa para ajudar os alunos a gerar alternativas e encontrar soluções.
  • Incentivar a discussão em grupo e a troca de ideias.
  • Avaliar a atividade com base nos critérios definidos na seção 4.

Ações do aluno

  • Definir um problema relacionado ao tema da ditadura chilena.
  • Pesquisar e discutir alternativas para solucionar o problema.
  • Apresentar e justificar a solução encontrada.
  • Participar ativamente da atividade.
  • Refletir criticamente sobre o que foi aprendido durante a atividade.