Aula sobre Censura E Repressao Na Ditadura Chilena

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A ditadura chilena, liderada por Augusto Pinochet, foi um período de repressão e censura que durou de 1973 a 1990. Durante esse período, muitas pessoas foram perseguidas, torturadas e mortas por se oporem ao regime. É importante que os alunos compreendam a gravidade desse período e como ele afetou a sociedade chilena.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a ditadura chilena, explicando o que foi, quando ocorreu e quais foram as suas principais características. Você também pode utilizar imagens e vídeos para ilustrar o período.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo irá escolher um líder que será responsável por coordenar as atividades do grupo.

  3. Etapa 3 - Definição do problema

    Cada grupo deverá definir um problema relacionado à ditadura chilena que será o foco do projeto. Exemplos de problemas: "Como a censura afetou a imprensa durante a ditadura chilena?", "Qual foi o papel das mulheres na resistência à ditadura chilena?".

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Cada grupo deverá pesquisar e discutir possíveis alternativas para solucionar o problema definido na etapa anterior. Os alunos podem utilizar livros, revistas, jornais e outros materiais analógicos disponíveis na escola.

  5. Etapa 5 - Solução

    Cada grupo deverá escolher a melhor alternativa para solucionar o problema e elaborar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. O diário de bordo deverá ser feito em papel e caneta.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar o seu diário de bordo para a turma. O professor pode utilizar um retroprojetor para projetar as páginas do diário de bordo na parede.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios definidos abaixo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise crítica.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas.
  • Promover a cooperação e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e discussão em grupo.
  • Qualidade do diário de bordo, incluindo a clareza na definição do problema, a criatividade na geração de alternativas e a efetividade da solução escolhida.
  • Qualidade da apresentação, incluindo a clareza na exposição do diário de bordo e a capacidade de responder às perguntas da turma.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a ditadura chilena.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na definição do problema.
  • Acompanhar o desenvolvimento dos grupos e fornecer feedbacks.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e discussão em grupo.
  • Elaborar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.
  • Apresentar o diário de bordo para a turma e responder às perguntas dos colegas.