Aula sobre Censura E Repressao Na Ditadura Chilena

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A ditadura chilena, liderada pelo general Augusto Pinochet, ocorreu entre 1973 e 1990. Durante esse período, houve censura e repressão aos meios de comunicação, artistas, intelectuais e opositores políticos. A aula tem como objetivo analisar as experiências ditatoriais na América Latina, seus procedimentos e vínculos com o poder, em nível nacional e internacional, e a atuação de movimentos de contestação às ditaduras.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e criação do mapa de empatia

    Apresente o tema e a importância de entender as experiências ditatoriais na América Latina. Explique aos alunos que eles deverão criar um mapa de empatia sobre as vítimas da censura e repressão na ditadura chilena, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Divida os alunos em grupos e entregue uma lista de perguntas para pesquisar sobre a ditadura chilena, como: "Quais foram as principais medidas de censura e repressão?", "Quais foram os principais artistas e intelectuais perseguidos?", "Quais foram as formas de resistência à ditadura?". Cada grupo deve pesquisar e apresentar suas respostas para a turma.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo as informações apresentadas e fazer conexões com o mapa de empatia criado anteriormente. Oriente a discussão e faça perguntas para estimular a reflexão dos alunos.

  4. Etapa 4 - Criação de um mural

    Cada grupo deve criar um mural sobre um tema específico relacionado à ditadura chilena, como: "Censura aos meios de comunicação", "Perseguição aos artistas e intelectuais", "Formas de resistência à ditadura". Os murais são expostos na sala de aula para que todos possam ver.

  5. Etapa 5 - Debate em grupo

    Os alunos participam de um debate em grupo sobre as experiências ditatoriais na América Latina e suas consequências. Você deve orientar o debate e fazer perguntas para estimular a reflexão dos alunos.

  6. Etapa 6 - Produção de um texto

    Cada aluno produz um texto sobre as experiências ditatoriais na América Latina e suas consequências. Oriente a produção do texto e faça sugestões para melhorar a escrita dos alunos.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos textos

    Os alunos apresentam seus textos para a turma. E você avalia a apresentação dos textos e faz a síntese do tema para concluir a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever e analisar as experiências ditatoriais na América Latina, seus procedimentos e vínculos com o poder, em nível nacional e internacional, e a atuação de movimentos de contestação às ditaduras.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre as consequências das experiências ditatoriais na América Latina.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e em produzir textos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade dos murais e dos textos produzidos pelos alunos.
  • Capacidade dos alunos em fazer conexões entre as informações pesquisadas e o mapa de empatia criado.
  • Qualidade da apresentação dos textos pelos alunos.

Ações do professor

  • Orientar as atividades propostas.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos.
  • Fazer perguntas para estimular a reflexão dos alunos.
  • Fazer sugestões para melhorar a escrita dos alunos.
  • Avaliar as atividades propostas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Pesquisar sobre a ditadura chilena em grupo.
  • Discutir em grupo as informações pesquisadas.
  • Criar um mural sobre um tema específico relacionado à ditadura chilena.
  • Produzir e apresentar um texto sobre as experiências ditatoriais na América Latina e suas consequências.