Aula sobre Censura E Repressao Na Ditadura Chilena

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A ditadura chilena, liderada pelo general Augusto Pinochet, ocorreu entre 1973 e 1990. Durante esse período, houve censura e repressão aos meios de comunicação, artistas, intelectuais e opositores políticos. A aula tem como objetivo analisar as experiências ditatoriais na América Latina, seus procedimentos e vínculos com o poder, em nível nacional e internacional, e a atuação de movimentos de contestação às ditaduras.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o contexto histórico da ditadura chilena e seus principais aspectos, como a censura e a repressão. É importante que os alunos entendam o que é censura e como ela afeta a liberdade de expressão.

  2. Etapa 2 - Diagnóstico dos conhecimentos prévios dos alunos

    Convide os alunos a compartilhar o que já sabem sobre o assunto. Você pode anotar na lousa os principais conceitos e conhecimentos apresentados pelos alunos e auxiliar conectando as ideias ao tema da aula. Em seguida, divida os alunos em grupos.

  3. Etapa 3 - Rotação por estações

    Informe os alunos que irão realizar uma espécie de circuito, chamada estações. Esclareça que em cada estação tem uma atividade com início, meio e fim, e são independentes uma das outras. Estabeleça com eles o tempo que ficarão nas estações e a ordem de rotação entre elas. Para cada estação, propomos os seguintes temas:

    Estação 1: Leitura de textos

    Divida a turma em grupos e disponibilize textos sobre a censura e a repressão na ditadura chilena. Os alunos em grupo devem ler o texto e fazer uma síntese do conteúdo. Você pode disponibilizar os textos em folhas impressas ou em livros didáticos.

    Estação 2: Debate

    Os grupos devem se reunir e discutir as sínteses dos textos lidos. Oriente o debate e estimule a participação de todos os alunos. É importante que os alunos compreendam as consequências da censura e da repressão na sociedade chilena.

    Estação 3: Vídeo

    Selecione um vídeo sobre a ditadura chilena e seus aspectos mais relevantes. Os alunos devem assistir ao vídeo e fazer anotações sobre os pontos mais importantes.


  4. Etapa 4 - Jogo de perguntas e respostas

    Após todos os alunos terem completado o circuito das estações e construído novos conhecimentos sobre o tema, você deve preparar e apresentar um jogo de perguntas e respostas sobre a ditadura chilena. Os alunos devem responder às perguntas em grupo e o professor deve corrigir as respostas.

  5. Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Cada grupo deve preencher o template com as informações mais relevantes sobre a ditadura chilena.

  6. Etapa 6 - Apresentação do template e autoavaliação

    Os alunos irão preencher o template e apresentar para a turma as opiniões registradas em cada campo. A partir dessa dinâmica, você deve incentivar os alunos a compartilharem uma autoavaliação, comparando os conhecimentos que tinham sobre o tema no início da atividade e no final.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula fazendo uma síntese dos principais aspectos abordados, estimulando os alunos a refletirem sobre a importância da liberdade de expressão e da democracia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos sobre a ditadura chilena e seus aspectos mais relevantes.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula, por meio de atividades dinâmicas e interativas.
  • Promover a reflexão sobre a importância da liberdade de expressão e da democracia na sociedade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão dos alunos sobre os aspectos mais relevantes da ditadura chilena.
  • Habilidade dos alunos em analisar criticamente a censura e a repressão na sociedade chilena.

Ações do professor

  • Orientar as atividades propostas e estimular a participação ativa dos alunos.
  • Corrigir as respostas do jogo de perguntas e respostas.
  • Fazer uma síntese dos principais aspectos abordados na aula.

Ações do aluno

  • Ler e fazer uma síntese dos textos sobre a censura e a repressão na ditadura chilena.
  • Participar ativamente do debate e do jogo de perguntas e respostas.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs e preenchê-lo com as informações mais relevantes sobre a ditadura chilena.