Aula sobre Censura E Repressao Na Ditadura Chilena

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A ditadura chilena, liderada pelo general Augusto Pinochet, durou de 1973 a 1990 e foi marcada por censura, repressão e violações dos direitos humanos. Durante esse período, muitos artistas, escritores e jornalistas foram perseguidos e tiveram suas obras censuradas. O objetivo desta aula é discutir a censura e a repressão na ditadura chilena e como isso afetou a cultura e a sociedade chilena.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Selecionar materiais analógicos, como livros, revistas, jornais e documentos históricos, que possam ser utilizados pelos alunos para pesquisar sobre a ditadura chilena e a censura e repressão que ocorreram durante esse período.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a ditadura chilena, explicando como a censura e a repressão foram utilizadas para controlar a sociedade e a cultura.

  3. Etapa 3 - Sala de aula invertida

    Os alunos devem ser divididos em grupos e receber a tarefa de criar um mapa conceitual sobre a censura e a repressão na ditadura chilena. Explique que mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os alunos devem utilizar os materiais analógicos selecionados para realizar a pesquisa e criar o mapa conceitual.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma e explicar como as sub-ideias estão relacionadas à ideia central. Incentive a discussão e o debate entre os grupos, para que os alunos possam trocar ideias e aprofundar seu conhecimento sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de obras censuradas durante a ditadura chilena, como livros, filmes e músicas. Os alunos devem discutir como a censura afetou a produção cultural no Chile e como isso se relaciona com a repressão política.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual

    Cada aluno deve escrever um texto reflexivo sobre o que aprendeu na aula e como isso se relaciona com a realidade atual. Você deve incentivar os alunos a pensar sobre a importância da liberdade de expressão e da democracia.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base em critérios como: participação na discussão em grupo, qualidade do mapa conceitual e do texto reflexivo, e capacidade de relacionar o tema da aula com a realidade atual.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever e analisar as experiências ditatoriais na América Latina, seus procedimentos e vínculos com o poder, em nível nacional e internacional, e a atuação de movimentos de contestação às ditaduras.
  • Estimular a pesquisa e a reflexão crítica sobre a censura e a repressão na ditadura chilena.
  • Incentivar a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do mapa conceitual.

Critérios de avaliação

  • Participação na discussão em grupo.
  • Qualidade do mapa conceitual e do texto reflexivo.
  • Capacidade de relacionar o tema da aula com a realidade atual.

Ações do professor

  • Selecionar materiais analógicos para a pesquisa dos alunos.
  • Incentivar a discussão e o debate entre os grupos.
  • Apresentar exemplos práticos de obras censuradas durante a ditadura chilena.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa utilizando os materiais analógicos selecionados pelo professor.
  • Criar o mapa conceitual em grupo.
  • Escrever um texto reflexivo sobre o que aprendeu na aula e como isso se relaciona com a realidade atual.