Aula sobre Centralizacao Politica Moderna E O Colonialismo

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta aula, vamos trabalhar sobre a centralização política moderna e o colonialismo. Vamos entender como as monarquias se formaram e consolidaram, e quais foram as principais características desse processo. Além disso, vamos analisar como o colonialismo influenciou a centralização política moderna. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, que consiste em cinco etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Durante a aula, vamos apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema, para que os estudantes possam compreender melhor o assunto e desenvolver a habilidade de descrever os processos de formação e consolidação das monarquias.

  1. Etapa 1 - Entender

    Você deve apresentar o tema e explicar a metodologia Design Sprint. Os alunos devem fazer uma pesquisa sobre o assunto e discutir em grupo as principais informações encontradas.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos devem criar um template de Design Sprint com as cinco etapas e definir as principais informações que serão trabalhadas em cada uma delas.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos devem escolher um subtema relacionado ao assunto principal e definir as principais informações que serão trabalhadas em cada etapa do template.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos devem criar um protótipo do template, utilizando recursos disponíveis na escola, como papel, lápis de cor, canetas, etc.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos devem apresentar o protótipo para a turma e discutir as principais informações trabalhadas em cada etapa do template.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Encerre a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Descrever os processos de formação e consolidação das monarquias e suas principais características.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de prototipar soluções.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Criação de um template de Design Sprint com as cinco etapas.
  • Escolha de um subtema relacionado ao assunto principal e definição das principais informações que serão trabalhadas em cada etapa do template.
  • Criação de um protótipo do template.
  • Apresentação do protótipo para a turma e discussão das principais informações trabalhadas em cada etapa do template.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia Design Sprint.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Orientar os alunos na escolha do subtema e na definição das principais informações que serão trabalhadas em cada etapa do template.
  • Auxiliar os alunos na criação do protótipo do template.
  • Mediar a apresentação do protótipo para a turma e a discussão das principais informações trabalhadas em cada etapa do template.

Ações do aluno

  • Fazer uma pesquisa sobre o assunto e discutir em grupo as principais informações encontradas.
  • Criar um template de Design Sprint com as cinco etapas.
  • Escolher um subtema relacionado ao assunto principal e definir as principais informações que serão trabalhadas em cada etapa do template.
  • Criar um protótipo do template.
  • Apresentar o protótipo para a turma e discutir as principais informações trabalhadas em cada etapa do template.