Aula sobre Centralizacao Politica Moderna E O Colonialismo
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
Nesta aula, vamos trabalhar sobre a centralização política moderna e o colonialismo. Vamos entender como as monarquias se formaram e consolidaram, e quais foram as principais características desse processo. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Design Thinking
Etapa 1 - Apresentação do tema
Contextualize o tema, para isso você pode apresentar exemplos como a centralização política do Brasil durante o período colonial, a formação das monarquias europeias e a influência do colonialismo na África e na Ásia. É importante destacar como esses processos históricos ainda têm impacto na sociedade atual. Apresente o tema e explique a metodologia Design Thinking. Os alunos serão divididos em grupos e receberão um papel para criar o mapa de empatia.Etapa 2 - Criação do mapa de empatia
Os alunos irão criar o mapa de empatia, preenchendo os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é entender como as monarquias se formaram e consolidaram, e quais foram as principais características desse processo.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os grupos irão discutir as informações coletadas no mapa de empatia e apresentar para a turma.Etapa 4 - Exemplos práticos
Você irá apresentar exemplos práticos sobre o tema, como a centralização política do Brasil durante o período colonial, a formação das monarquias europeias e a influência do colonialismo na África e na Ásia.Etapa 5 - Debate em grupo
Os grupos irão debater sobre os exemplos práticos apresentados e como eles se relacionam com as informações coletadas no mapa de empatia.Etapa 6 - Síntese
Você irá fazer uma síntese do que foi discutido em sala de aula e reforçar os principais pontos sobre a centralização política moderna e o colonialismo.Etapa 7 - Tarefa de casa
Você pode propor uma tarefa de casa para os alunos, como pesquisar sobre a centralização política em outros países ou sobre a influência do colonialismo na cultura de determinado país.
Intencionalidades pedagógicas
- Descrever os processos de formação e consolidação das monarquias e suas principais características com vistas à compreensão das razões da centralização política."
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do mapa de empatia.
- Promover o debate e a reflexão crítica sobre o tema.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia e no debate em grupo.
- Compreensão dos processos de formação e consolidação das monarquias e suas principais características.
- Capacidade de relacionar os exemplos práticos apresentados com as informações coletadas no mapa de empatia.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a metodologia Design Thinking.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do mapa de empatia.
- Apresentar exemplos práticos sobre o tema.
Ações do aluno
- Criar o mapa de empatia.
- Participar ativamente do debate em grupo.
- Relacionar os exemplos práticos apresentados com as informações coletadas no mapa de empatia.