Aula sobre Centralizacao Politica Moderna E O Colonialismo

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Nesta aula, vamos trabalhar sobre a centralização política moderna e o colonialismo. Vamos entender como as monarquias se formaram e consolidaram, e quais foram as principais características desse processo. Para tornar a aula mais envolvente e didática, vamos utilizar a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos irão criar um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema. Para contextualizar o assunto, podemos citar exemplos como a centralização política do Brasil durante o período colonial, a formação das monarquias europeias e a influência do colonialismo na América Latina.

Gamificação


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você irá apresentar o tema e contextualizar a aula. Em seguida, irá explicar a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo irá escolher um tema relacionado à centralização política moderna e ao colonialismo.

  3. Etapa 3 - Criação das perguntas e afirmações

    Cada grupo irá criar 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre o tema escolhido. As perguntas devem ser objetivas e as afirmações devem ser verdadeiras ou falsas.

  4. Etapa 4 - Troca de cartas

    Os grupos irão trocar suas cartas com outro grupo. Cada grupo irá receber as cartas de perguntas e afirmações de outro grupo.

  5. Etapa 5 - Jogo

    Cada grupo irá jogar o jogo criado pelo outro grupo. O objetivo é responder corretamente às perguntas e identificar se as afirmações são verdadeiras ou falsas.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após o jogo, os grupos irão discutir sobre as perguntas e afirmações. Medeie a discussão e esclarecer possíveis dúvidas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Você irá fazer uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Descrever os processos de formação e consolidação das monarquias e suas principais características com vistas à compreensão das razões da centralização política.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do jogo.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em identificar e analisar informações sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do jogo.
  • Qualidade das perguntas e afirmações criadas pelos grupos.
  • Desempenho dos alunos durante o jogo.
  • Participação dos alunos na discussão em grupo.
  • Compreensão dos alunos sobre o tema abordado.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada na aula.
  • Mediar a discussão em grupo e esclarecer possíveis dúvidas.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula.
  • Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do jogo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do jogo.
  • Criar perguntas e afirmações objetivas e verdadeiras ou falsas.
  • Jogar o jogo criado pelo outro grupo.
  • Participar da discussão em grupo e esclarecer possíveis dúvidas.
  • Demonstrar compreensão sobre o tema abordado.