Aula sobre Centralizacao Politica Moderna E O Colonialismo

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Nesta aula, vamos trabalhar sobre a centralização política moderna e o colonialismo. Vamos entender como as monarquias se formaram e consolidaram, e quais foram as principais características desse processo. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de júri, com quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor e grupo opositor. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em descrever os processos de formação e consolidação das monarquias e suas principais características com vistas à compreensão das razões da centralização política.

Modelo de Debate Crítico (MDC)


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você irá apresentar o tema e contextualizar a importância do assunto para a compreensão da história. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de quatro, e cada grupo escolherá um líder.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo receberá um texto sobre um dos seguintes temas: formação das monarquias, consolidação das monarquias, características da centralização política e colonialismo. Os alunos terão 30 minutos para ler e discutir o texto em grupo, anotando as principais informações.

  3. Etapa 3 - Debate

    Os grupos se reunirão em uma roda de debate, com a banca julgadora no centro. O grupo defensor terá 10 minutos para apresentar seus argumentos, seguido pelo grupo opositor, que terá 10 minutos para apresentar seus argumentos. Em seguida, a banca julgadora fará perguntas aos dois grupos, e cada grupo terá 5 minutos para responder.

  4. Etapa 4 - Deliberação

    A banca julgadora terá 20 minutos para deliberar e escolher o grupo vencedor, levando em consideração os argumentos apresentados e as respostas às perguntas.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, destacando os principais pontos discutidos durante o debate.

  6. Etapa 6 - Tarefa de casa

    Proponha uma tarefa de casa para os alunos, como um texto sobre a importância da centralização política moderna e do colonialismo na história.

Intencionalidades pedagógicas

  • Descrever os processos de formação e consolidação das monarquias e suas principais características com vistas à compreensão das razões da centralização política.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de argumentação e debate dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Qualidade dos argumentos apresentados.
  • Capacidade de responder às perguntas da banca julgadora.
  • Coerência e clareza na exposição dos argumentos.
  • Colaboração e trabalho em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância do assunto para a compreensão da história.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na pesquisa.
  • Mediar o debate e fazer perguntas para os grupos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Ler e discutir o texto em grupo.
  • Preparar argumentos para o debate.
  • Participar ativamente do debate.
  • Responder às perguntas da banca julgadora.
  • Colaborar e trabalhar em grupo.