Aula sobre Centralizacao Politica Moderna E O Colonialismo
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Nesta aula, vamos trabalhar sobre a centralização política moderna e o colonialismo. Vamos entender como as monarquias se formaram e consolidaram, e quais foram as principais características desse processo. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de júri, com quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor e grupo opositor. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em descrever os processos de formação e consolidação das monarquias e suas principais características com vistas à compreensão das razões da centralização política.
Modelo de Debate Crítico (MDC)
Etapa 1 - Introdução
Você irá apresentar o tema e contextualizar a importância do assunto para a compreensão da história. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de quatro, e cada grupo escolherá um líder.Etapa 2 - Pesquisa
Cada grupo receberá um texto sobre um dos seguintes temas: formação das monarquias, consolidação das monarquias, características da centralização política e colonialismo. Os alunos terão 30 minutos para ler e discutir o texto em grupo, anotando as principais informações.Etapa 3 - Debate
Os grupos se reunirão em uma roda de debate, com a banca julgadora no centro. O grupo defensor terá 10 minutos para apresentar seus argumentos, seguido pelo grupo opositor, que terá 10 minutos para apresentar seus argumentos. Em seguida, a banca julgadora fará perguntas aos dois grupos, e cada grupo terá 5 minutos para responder.Etapa 4 - Deliberação
A banca julgadora terá 20 minutos para deliberar e escolher o grupo vencedor, levando em consideração os argumentos apresentados e as respostas às perguntas.Etapa 5 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema, destacando os principais pontos discutidos durante o debate.Etapa 6 - Tarefa de casa
Proponha uma tarefa de casa para os alunos, como um texto sobre a importância da centralização política moderna e do colonialismo na história.
Intencionalidades pedagógicas
- Descrever os processos de formação e consolidação das monarquias e suas principais características com vistas à compreensão das razões da centralização política.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade de argumentação e debate dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate.
- Qualidade dos argumentos apresentados.
- Capacidade de responder às perguntas da banca julgadora.
- Coerência e clareza na exposição dos argumentos.
- Colaboração e trabalho em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância do assunto para a compreensão da história.
- Dividir os alunos em grupos e orientá-los na pesquisa.
- Mediar o debate e fazer perguntas para os grupos.
- Estimular a participação ativa dos alunos.
- Fazer uma conclusão sobre o tema.
Ações do aluno
- Ler e discutir o texto em grupo.
- Preparar argumentos para o debate.
- Participar ativamente do debate.
- Responder às perguntas da banca julgadora.
- Colaborar e trabalhar em grupo.