Aula sobre Centralizacao Politica Moderna E O Colonialismo
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A centralização política moderna e o colonialismo são temas importantes para entendermos a formação dos Estados modernos e a relação entre as potências europeias e as colônias. É possível encontrar exemplos desses processos históricos em diversos aspectos da nossa vida cotidiana, como nas relações internacionais, na política nacional e na cultura popular. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para que os alunos possam criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Sala de aula invertida
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula com uma breve explicação sobre o tema, contextualizando-o no período histórico em que ocorreu. Em seguida, os alunos assistirão a um vídeo ou lerão um texto sobre o assunto, que será disponibilizado previamente por você.Etapa 2 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e terão que discutir sobre o tema, levantando questões e dúvidas. Você deverá circular pela sala, auxiliando e orientando os grupos.Etapa 3 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
Cada grupo deverá criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Você deverá explicar como utilizar o template e dar exemplos práticos.Etapa 4 - Apresentação dos templates
Cada grupo apresentará seu template para a turma, explicando como utilizou a Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos terão um tempo para discutir sobre as apresentações dos outros grupos, levantando questões e dúvidas.Etapa 6 - Conclusão
Você fará uma conclusão sobre o tema, reforçando os pontos principais e respondendo às dúvidas levantadas pelos alunos.Etapa 7 - Avaliação
Os alunos utilizarão o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e dar feedback a você.
Intencionalidades pedagógicas
- Descrever os processos de formação e consolidação das monarquias e suas principais características com vistas à compreensão das razões da centralização política.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e discutir ideias.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
- Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos grupos.
- Qualidade da apresentação dos templates pelos grupos.
Ações do professor
- Explicar claramente a metodologia utilizada.
- Orientar e auxiliar os grupos durante a atividade.
- Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
- Fazer uma conclusão clara e objetiva sobre o tema.
- Avaliar os templates de Dinâmica dos 3 Qs criados pelos grupos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com qualidade.
- Apresentar o template de Dinâmica dos 3 Qs de forma clara e objetiva.
- Avaliar a atividade utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Respeitar os colegas durante a atividade.