Aula sobre Centralizacao Politica Moderna E O Colonialismo

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A centralização política moderna e o colonialismo são temas importantes para entendermos a formação dos Estados modernos e a relação entre as potências europeias e as colônias. É possível encontrar exemplos desses processos históricos em diversos aspectos da nossa vida cotidiana, como nas relações internacionais, na política nacional e na cultura popular. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para que os alunos possam criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Sala de aula invertida


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula com uma breve explicação sobre o tema, contextualizando-o no período histórico em que ocorreu. Em seguida, os alunos assistirão a um vídeo ou lerão um texto sobre o assunto, que será disponibilizado previamente por você.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e terão que discutir sobre o tema, levantando questões e dúvidas. Você deverá circular pela sala, auxiliando e orientando os grupos.

  3. Etapa 3 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Cada grupo deverá criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Você deverá explicar como utilizar o template e dar exemplos práticos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos templates

    Cada grupo apresentará seu template para a turma, explicando como utilizou a Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos terão um tempo para discutir sobre as apresentações dos outros grupos, levantando questões e dúvidas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Você fará uma conclusão sobre o tema, reforçando os pontos principais e respondendo às dúvidas levantadas pelos alunos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos utilizarão o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e dar feedback a você.

Intencionalidades pedagógicas

  • Descrever os processos de formação e consolidação das monarquias e suas principais características com vistas à compreensão das razões da centralização política.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e discutir ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos grupos.
  • Qualidade da apresentação dos templates pelos grupos.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia utilizada.
  • Orientar e auxiliar os grupos durante a atividade.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Fazer uma conclusão clara e objetiva sobre o tema.
  • Avaliar os templates de Dinâmica dos 3 Qs criados pelos grupos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com qualidade.
  • Apresentar o template de Dinâmica dos 3 Qs de forma clara e objetiva.
  • Avaliar a atividade utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Respeitar os colegas durante a atividade.