Aula sobre Cerebro Dos Adolescentes

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O cérebro dos adolescentes é um tema relevante e presente no cotidiano dos estudantes. É importante que eles entendam as mudanças que ocorrem nessa fase da vida, como a puberdade e as transformações hormonais e nervosas que acontecem. Com a metodologia ativa Design Sprint, os alunos terão a oportunidade de criar um modelo para analisar e explicar essas transformações, de forma didática.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza a temática da aula, explicando as mudanças que ocorrem nessa fase da vida e a importância de compreender essas transformações.

  2. Etapa 2 - Organização

    Em seguida, divida a turma em grupos para discutir e listar as principais transformações que eles já perceberam em si mesmos ou em amigos na adolescência.

  3. Etapa 3 - Entender

    Os alunos devem pesquisar sobre o funcionamento do cérebro e do sistema nervoso na adolescência. Eles podem usar, por exemplo, livros didáticos, textos e internet para procurar as informações.

  4. Etapa 4 - Esboçar

    Com base nas informações obtidas na etapa anterior, os alunos devem desenhar um esboço do cérebro e do sistema nervoso de um adolescente, destacando as mudanças que ocorrem nessa fase. Eles podem usar materiais como cartolina, lápis de cor, canetas coloridas para realizar o trabalho.

  5. Etapa 5 - Decidir

    Os grupos devem decidir quais informações são mais importantes e relevantes para serem apresentadas. Ao selecionar as informações necessárias eles devem resumi-las, destacando os principais tópicos.

  6. Etapa 6 - Prototipar e testar

    Com base nas informações selecionadas, os grupos devem criar uma apresentação com seus desenhos para explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso. Estimule a discussão dos grupos e a participação ativa de todos os alunos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, destacando a importância de compreender as transformações que ocorrem na adolescência e como elas afetam o comportamento e as emoções dos adolescentes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a criatividade

Critérios de avaliação

  • Participação e engajamento nas atividades em grupo.
  • Qualidade do esboço do cérebro e do sistema nervoso.
  • Compreensão das informações apresentadas pelos grupos.
  • Participação na discussão e feedbacks dos colegas e do professor.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a importância de compreender as transformações que ocorrem na adolescência.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Orientar os grupos na criação do esboço
  • Dar feedbacks e estimular a participação dos alunos na discussão.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema e a atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Pesquisar e selecionar informações relevantes sobre o tema.
  • Criar um esboço do cérebro e do sistema nervoso de um adolescente.
  • Participar da discussão e dar feedbacks aos colegas e ao professor.