Aula sobre Cerebro Dos Adolescentes

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O cérebro dos adolescentes é um tema bastante relevante e presente no cotidiano dos estudantes, afinal, eles próprios estão passando por transformações e mudanças hormonais que afetam diretamente o funcionamento do cérebro. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa Design Thinking para que os alunos possam criar um mapa de empatia, onde serão capazes de analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade, considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso. Com isso, é esperado que os alunos possam compreender melhor as mudanças que estão ocorrendo em seus corpos e mentes, além de desenvolver habilidades importantes como empatia, análise crítica e criatividade.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância de compreender o funcionamento do cérebro nesta fase da vida.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Divida a turma em grupos e peça para criarem um mapa de empatia sobre o tema. Cada grupo irá preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos, enquanto adolescentes, possam se colocar no lugar de um adolescente e entender melhor suas emoções, pensamentos e comportamentos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada grupo deve apresentar seu mapa de empatia e explicar suas conclusões. Estimule a participação dos alunos e a discussão.

  4. Etapa 4 - Vídeo explicativo - opcional

    Se possível, apresente um vídeo explicativo sobre as transformações que ocorrem na puberdade, considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.

  5. Etapa 5 - Exercício prático

    Os alunos irão realizar um exercício prático em que deverão relacionar as transformações que ocorrem na puberdade com as emoções, pensamentos e comportamentos apresentados no mapa de empatia.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo as conclusões do exercício prático e como as transformações hormonais afetam o cérebro dos adolescentes.

  7. Etapa 7 - Reflexão individual

    Os alunos irão realizar uma reflexão individual sobre a importância de compreender o funcionamento do cérebro dos adolescentes e como isso pode ajudá-los em sua própria jornada de crescimento e desenvolvimento.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise crítica e criatividade
  • Estimular a empatia e a compreensão das emoções, pensamentos e comportamentos dos adolescentes
  • Compreender as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas
  • Capacidade de análise crítica e criatividade na criação do mapa de empatia
  • Compreensão das transformações que ocorrem na puberdade e como elas afetam o cérebro dos adolescentes

Ações do professor

  • Mediar a discussão em grupo e estimular a análise crítica dos alunos
  • Apresentar conteúdos teóricos relevantes por meio de vídeos e textos
  • Estimular a reflexão individual dos alunos sobre o tema

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas
  • Criar um mapa de empatia sobre o tema
  • Realizar o exercício proposto