Aula sobre Cerebro Dos Adolescentes
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
O cérebro dos adolescentes é um assunto muito relevante para o ensino de Ciências, pois os estudantes, nesta fase da vida, estão passando por diversas mudanças hormonais e físicas. É importante os alunos compreenderem como o sistema nervoso atua nesse processo e quais são as transformações que ocorrem na puberdade, como as mudanças emocionais e comportamentais que ocorrem nessa fase da vida.
Etapa 1 - Organização
Explique aos alunos a atividade proposta. Depois, peça que criem o template de registro de aprendizagem, ou, caso possível, entregue impresso conforme o material de apoio. Reforce como deve ser preenchido o modelo.Etapa 2 - Introdução e check-in
Apresente o tema e pergunteaos alunos o que eles já sabem sobre o cérebro dos adolescentes. Os alunos devem registrar suas respostas no template de registro de aprendizagem.Etapa 3 - Pesquisa em grupo
Divida a turma em grupos, no qual os estudantes devem pesquisar sobre os hormônios sexuais e o sistema nervoso, identificando como ocorrem as mudanças na puberdade. Você pode fornecer materiais de apoio para a pesquisa, como vídeos e textos, além de reforçar o uso do livro didático.Etapa 4 - Discussão em grupo
Cada grupo deve discutir suas descobertas e produzir um mapa mental sobre o assunto. Oriente os alunos na produção e esclareça as dúvidas dos alunos.Etapa 5 - Socialização
Conduza uma roda de conversa para os alunos socializarem o que aprenderam em suas pesquisas, bem como mostrarem o mapa mental produzido.Etapa 6 - Check-out
Os alunos devem registrar no template de registro de aprendizagem o que aprenderam na aula e quais foram as principais descobertas. Finalize a aula destacando os principais pontos abordados pelos alunos em suas pesquisas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
- Estimular a pesquisa em grupo e a discussão em sala de aula.
- Proporcionar uma atividade prática para que os alunos possam compreender melhor as transformações que ocorrem na puberdade.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa em grupo e na discussão em sala de aula.
- Compreensão dos conceitos abordados na aula.
- Habilidade de aplicar os conceitos aprendidos em situações práticas.
- Qualidade do registro de aprendizagem.
Ações do professor
- Mediar a discussão em grupo e esclarecer as dúvidas dos alunos.
- Propor uma atividade prática para que os alunos possam compreender melhor o tema.
- Fornecer materiais de apoio para a pesquisa dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da pesquisa em grupo e da discussão em sala de aula.
- Registrar as informações no template de registro de aprendizagem.
- Compartilhar suas aprendizagens com a turma durante o check-out.
- Produzir o mapa mental