Aula sobre Cerebro Dos Adolescentes
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
A adolescência é uma fase de muitas transformações, tanto físicas quanto emocionais. Uma das principais mudanças ocorre no cérebro dos adolescentes, que está em constante desenvolvimento e pode influenciar no comportamento e nas emoções. É importante que os alunos aprendam sobre essa mudanças, uma vez que são adolescentes e estão passando por elas. Nesta aula, os alunos irão trabalhar em grupos analisar e propor soluções para um problema relacionado ao tema.
Etapa 1 - Apresentação do tema e formação dos grupos
Apresente o tema da aula e explique a importância do assunto para o desenvolvimento dos estudantes. Estimule a participação dos alunos ao fazer perguntas sobre o que eles já sabem sobre o assunto. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explique como deve ser feita a atividade.Etapa 2 - Identificação do problema
Proponha um problema para os alunos pesquisarem e proporem soluções. Um exemplo é “Como a utilização excessiva de redes sociais pode afetar o cérebro dos adolescentes?”Etapa 3 - Levantamento de dados e análise do contexto
Os alunos devem realizar entrevistas com pessoas reais, pesquisas em sites confiáveis e outros meios para coletar informações sobre o problema escolhido. Com base nos dados coletados, os grupos devem analisar o contexto e identificar as causas do problema. _Exemplo:_ O acesso ilimitado às redes sociais pode levar a uma sobrecarga de informações e afetar a capacidade de concentração e memória dos adolescentes.Etapa 4 - Comparação
Os alunos devem comparar as informações coletadas com dados oficiais sobre o tema e com o dados obtidos pelos outros grupos.Etapa 5 - Soluções
Com base nas informações analisadas, os grupos devem propor soluções para o problema escolhido. _Exemplo_: Limitar o tempo de uso das redes sociais e incentivar atividades que estimulem o cérebro, como leitura e exercícios físicos.Etapa 6 - Criação do infográfico e apresentação
Os grupos devem criar um infográfico com as informações coletadas e as soluções propostas. O infográfico pode ser distribuído na comunidade e nas redes sociais. Após, os alunos devem apresentar seus infográficos para a turma.Etapa 7 - Conclusão
Faça um fechamento sobre a temática abordada e as soluções. Conduza uma discussão sobre as soluções propostas e estimule a participação dos alunos ao perguntar o que eles pensam sobre, bem como se eles vivenciam ou já vivenciaram a situação e soluções
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
- Desenvolver a capacidade de pesquisa e análise crítica das informações.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos
- Qualidade das informações coletadas e analisadas pelos grupos.
- Coerência e criatividade das soluções propostas pelos grupos.
- Qualidade e clareza do infográfico criado pelos grupos.
- Capacidade dos alunos em explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
Ações do professor
- Apresentar o tema e formar os grupos.
- Orientar os alunos na escolha do problema a ser analisado.
- Auxiliar os grupos na realização das entrevistas e na busca por informações confiáveis.
- Estimular a criatividade e a análise crítica dos alunos nas etapas do estudo de caso.
- Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das etapas da metodologia ativa de estudo de caso.
- Realizar entrevistas e pesquisas para coletar informações relevantes.
- Analisar criticamente as informações coletadas e propor soluções criativas para o problema escolhido.
- Criar um infográfico claro e objetivo com as informações coletadas.
- Apresentar e explicar o infográfico para a turma.