Aula sobre Cerebro Dos Adolescentes

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O cérebro dos adolescentes é um importante tema para ser explorado em sala de aula, uma vez que este o órgão é responsável pelo controle do corpo e das emoções, além de ser o centro da aprendizagem e da memória. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, onde os alunos terão acesso prévio ao conteúdo por vídeos e textos, e a aula presencial será para discutir e aprofundar o aprendizado

  1. Etapa 1 - Preparação

    Envie aos alunos, com antecedência, um vídeo ou texto sobre o cérebro dos adolescentes. Os estudantes deverão assistir ou ler e anotar as principais informações.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Na aula presencial, faça uma roda de conversa com objetivo de revisar o conteúdo e esclarecer dúvidas.

  3. Etapa 3 - Organização

    Divida a turma em grupos. Em seguida, oriente os alunos a criarem um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", sobre o tema "Cérebro dos adolescentes". Essa dinâmica deve ser utilizada como uma ferramenta de avaliação da atividade.

  4. Etapa 4 - Atividade

    Peça aos alunos para realizar um esquema sobre o cérebro. Este esquema deve conter as principais partes e suas funções.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo apresenta seu esquema. Em seguida, conduza uma discussão sobre os principais aprendizados e a relação do cérebro com a produção de hormônios.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Peça aos alunos para preencherem os templates da avaliação e que compartilhem suas opiniões.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Incentivar a autonomia e o interesse dos alunos pelo tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões e atividades em grupo.
  • Qualidade da apresentação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Realização da atividade proposta e compreensão da relação com o tema.
  • Análise crítica das informações apresentadas pelos colegas.

Ações do professor

  • Enviar o material prévio sobre o tema com antecedência.
  • Conduzir as discussões e esclarecer dúvidas.
  • Avaliar e dar feedback sobre as atividades dos alunos.
  • Estimular a participação e a colaboração entre os alunos.

Ações do aluno

  • Assistir ou ler o material prévio com atenção.
  • Participar ativamente das discussões e atividades em grupo.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs e apresentar para a turma.
  • Realizar a atividade proposta pelo professor.
  • Analisar e refletir sobre as informações apresentadas pelos colegas.